segunda-feira, 6 de abril de 2015

Menores infratores fazem rebelião no Degase em Campos, RJ

Tumulto aconteceu na noite de domingo (5), na localidade de Itereré.
Situação foi controlada pelos agentes socioeducativos e não houve feridos.

Uma rebelião foi registrada na noite deste domingo (5), no Centro de Socioeducação Professora Marlene Henrique Alves (Cense), em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. De acordo com a Polícia Militar, adolescentes iniciaram um tumulto sem motivo e viaturas do órgão e do Corpo de Bombeiros tiveram que ser deslocadas para o local. A assessoria do Cense dissse que a situação foi controlada pelos agentes socioeducativos e não houve feridos, nem fuga. Alguns menores foram encaminhados para a 134ª DP - Centro, onde o caso foi registrado.
"Eles vão responder a novo processo judicial, agora com ato infracional praticado durante o cumprimento da medida socioeducativa", esclareceu nota da assessoria de Comunicação do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Novo Degase).
A instituição adiantou também que vai construir duas novas unidades de internação provisória nos municípios de Campos dos Goytacazes (capacidade para 60 jovens) e Volta Redonda (40 adolescentes). O investimento, de aproximadamente R$14 milhões, que também será utilizado para realizar manutenções nas unidades, foi autorizado pela Comissão de Planejamento Orçamentário e Financeiro do Estado do Rio de Janeiro (COPOF) e também contemplará a reforma das outras  unidades de internação.
As construções serão realizadas de acordo com a determinação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e seguirão o modelo das unidades de Volta Redonda e Campos, inauguradas em 2013.
Apreensões - Segundo o Novo Degase, nos últimos anos, o número de apreensões de adolescentes aumentou. Em 2008, 1.802 menores de 18 anos foram detidos. Entre 2010 e 2014, as apreensões aumentaram quase 300% e passaram de 2.806 para 8.308, contabilizando um acréscimo de 5.502 apreensões.
Confira as apreensões de adolescentes nos anos anteriores:
2010 - 2.806
2011 - 3.466