terça-feira, 2 de junho de 2015

Gentileza gera punição no Corpo de Bombeiros

Médico faz campanha para ajudar família carente, mas corporação abre sindicância e o condena por uso da viatura
MARIA INEZ MAGALHÃES

Bombeiro Carlito Lessa com Vitória. Parto em casa de terra batidaFoto: Divulgação

Rio - Dia 8 de junho de 2014, 7h46. O primeiro-tenente bombeiro médico Carlito Lessa da Silva recebe um chamado para atender uma mulher em trabalho de parto no bairro Tangará, em Cabo Frio, Região dos Lagos. O bombeiro chegou três minutos depois. Quando entrou na casa de terra batida, a criança acabara de nascer em cima de um lençol e o oficial apenas cortou o cordão umbilical que ligava Vitória à mãe,Letícia Martins dos Santos.

Comovidos com as condições precárias em que a família vivia, Lessa e os outros bombeiros fizeram uma campanha e arrecadaram donativos para ajudar Letícia e a filha Vitória. Os objetos, fraldas, sapatinhos, carrinho, entre outras doações, foram entregues dia 21 de junho. A boa ação de Lessa, no entanto, não foi bem interpretada por seus comandantes.

Lessa foi punido por sua generosidade. Hoje, quase um ano depois, ele começa a cumprir sete dias de detenção porque, segundo a sindicância aberta pelo corregedor interno, coronel Eduardo Ramos dos Reis, Lessa teria usado a viatura ASE-240 do Corpo de Bombeiros, sem autorização do comandante da unidade, para entregar à Letícia o que havia arrecadado.

Os outros dois praças que estavam com Lessa já cumpriram a pena de detenção. O oficial ficará no quartel do Centro. As acusações são negadas pela advogada do militar, Erineth Gonçalves de Souza. Letícia e a vizinha dela, Danila Nascimento Esteler, também afirmam que o oficial foi até o local num carro particular.

“Ele pediu autorização do comandante para levar as doações na viatura, o que foi negado, por isso ele usou o carro particular”, afirma Erineth.

De acordo com a advogada, Lessa se lamentou com um amigo dizendo que estava chateado porque teve seu pedido negado. “Ele disse que dava vontade de sair em socorro. Deduziram que por isso ele foi na viatura e estão punindo o médico por dedução”, afirma Erineth, que entrou com pedido de habeas corpus e foi negado pela Justiça Militar. 

Comando nega injustiça

A apuração do caso foi feita em dois procedimentos. Primeiro pelo comando de área e depois pela Corregedoria Interna, que decidiu pela detenção. Em nota, a assessoria da corporação informou que as inconsistências presentes na primeira apuração foram sanadas na segunda e que a materialidade dos fatos já constava no primeiro procedimento.

A nota diz ainda que no registro da Seção de Controle Operacional consta que a viatura foi utilizava para fins diversos, sendo lançadas informações de um “falso aviso” para legitimar seu uso, bem como adulteração de alguns documentos e que as ligações recebidas para acionamento de socorros são gravadas.

FONTE: O Dia

8 comentários:

  1. Nesse caso deduzem,mas não tem certeza o médico usou a vtr pra praticar uma boa ação.
    E aqui em Itaperuna que o médico do bombeiro fez uma cirurgia de emergência na cabeça de uma criança internada pelo SUS e o que ele recebe de recompensa do cbmerj na pessoa do ilustre cel Douglas Jr? PRISÃO ao retornar para o quartel...
    Lembram desse caso companheiros? Westermann e Douglas Jr são da mesma linhagem do cbmerj...
    Pedem pra sair seus malas...
    Douglas Jr, Deus todo poderoso tá vendo o que vc apronta com seus semelhantes e subordinados e anotando tudo. Deus verdadeiro, não é esse deus que vc prega e que ensina vc a praticar o mal com seu próximo.
    VC é um falso profeta;não tem nada que representa o Deus verdadeiro; vc só dá mal testemunho.
    Pense nisso Douglas... Reflita sobre as maldades que vc comete e esconde atrás da bíblia.
    Já está mais do que na hora de se redimir, eu aceito suas desculpas mas quem pode te perdoar o Deus verdadeiro,o Deus de Abraão, Isac, Jacó etc. Este sim pode te perdoar. Vc é um malfeitor...

    ResponderExcluir
  2. O QUE PODE NO CBMERJ É CORONEL UTILIZAR A VIATURA "AR" DA CORREGEDORIA PRA LEVAR MENORES PARA MOTEL.
    ISSO NÃO MACULA O PUNDONOR DA CORPORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. Tenente Medico Lessa , profissional primreira categoria.faz uma caridade e vai presoo ,X 9 Tenente QOA Sidney Cardoso ( vugo batatinha),oficiais usam viaturas para ir a facudade sai de Campos para Niteroi,.O CBA V litoranea, nao paga a clinica conveniada em CABO FRIO, Militares tem que ir em Macaé ou a Niteroi para consultas medicas.

    ResponderExcluir
  4. INFELIZMENTE ENQUANTO FICARMOS NA INÉRCIA, ESSAS COVARDIAS CONTINUARÃO A ACONTECER.
    PRECISAMOS AGITAR, MAS OS QBM 06 E 11 E OS MÉDICOS E ENFERMEIROS TEM QUE VIR EM PESO.
    NÃO DÁ PARA FICAR NA TORCIDA.

    ResponderExcluir
  5. QUERO VER EXCLUIR O PEDÓFILO DO CEL PERINEI PRESO EM FLAGRANTE NO MOTEL COM MENOR, E COLOCÁ-LO LÁ EM BANGU.
    MAS FOI PRA CASA COM TUDÃO !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, todos os direitos e salario integral.. e vocês fazem o que ? nada.. só reclamam na internet.

      Excluir
  6. Levar Papai Noel, Ilustres que morrem, Campeões de alguma coisa AÍ POOOOOOOODEEEEEEEE....TANTA HIPOCRISIA...

    ResponderExcluir
  7. No dia 28/05/15 utilizaram a ver ar 207 para fazer visita no hsja em Itaperuna. É só pergunta para o major Cláudio e para o tem Peres

    ResponderExcluir

"O Estado não tem poder algum sobre a palavra, as idéias e as convicções de qualquer cidadão dessa República e de profissionais dos meios de comunicação social." (Ministro Celso de Mello - Supremo Tribunal Federal) - Se identifiquem por gentileza, comentar não é crime!MUITO IMPORTANTE: O foco do movimento é a DIGNIDADE. E é para esse objetivo que o blog existe. Por isso, comentários que não compartilhem do mesmo objetivo poderão ser removidos. Não podemos publicar ofensas! Não insista! Defenda sua ideia ou crítica de forma respeitosa.