terça-feira, 28 de julho de 2015

Bombeiros firmam parceria com Prefeitura de Niterói

O Corpo de Bombeiros do Rio firmou uma parceria com a Prefeitura de Niterói, na última quarta-feira (22/7), para auxiliar no plano de contingência para prevenção e combate aos incêndios florestais que apresentam alto índice na cidade. Dezesseis bombeiros participarão do projeto em regime de escala, com início previsto para o próximo mês. Diariamente, quatro militares ficarão de plantão 24 horas e atuarão, ainda, no treinamento de guardas ambientais e voluntários. O convênio será pago pelo órgão municipal, por meio do Programa Estadual de Implantação de Serviços de Bombeiro Militar (ProeisBM). O investimento será em torno de R$ 60 mil mensais.

De acordo com o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Alcântara, a parceria reflete o entendimento da resiliência, além de ratificar a iniciativa do Governo do Estado com os municípios fluminenses.

– Trata-se de um complemento ao trabalho que vem sendo muito bem desenvolvido pela Defesa Civil do Estado, que, em junho, lançou o Mapa de Ameaças Climatológicas, no qual é possível identificar manchas de prevalência de incêndios florestais em Niterói – destacou.

Estudo

O Mapa de Ameaças Climatológicas, idealizado pela Defesa Civil do Estado, reúne informações fundamentais sobre a forte influência de incêndios florestais e estiagem nos municípios fluminenses. O objetivo deste estudo é dar celeridade ao enfrentamento destas ameaças. A partir do lançamento dessa ferramenta, as cidades vêm se preparando por meio de exercícios simulados previstos nos 168 planos de contingências municipais.

– O mapa nos possibilita ações antecipadas mediante os riscos dos desastres, de forma a somar esforços e impedir que aconteçam. No entanto, quando inevitáveis, devemos minimizar suas consequências por meio de ações coordenadas e planejadas para reduzir os danos humanos, ambientais, entre outros prejuízos – alertou o coronel Alcântara.

Com apoio das prefeituras, o Mapa das Ameaças Climatológicas do Estado do Rio de Janeiro reúne informações retiradas das edições 2012 e 2014 do Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro, também desenvolvido pela Secretaria de Estado de Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário