sábado, 29 de agosto de 2015

PROPOSTA DA ABMERJ PARA A REESTRUTURAÇÃO DE CARREIRA DOS PRAÇAS

piramide

ABMERJ participou da Reunião para o Projeto de Reestruturação da Carreira dos Praças, realizada no Estado Maior Geral do Quartel Central, no dia 26 de Agosto, através do seu Diretor-Presidente Mesac Eflaín e do Diretor-Administrativo Cláudio Vinícius.

Em primeiro lugar gostaríamos de parabenizar a iniciativa do Comando, em oportunizar aos praças a chance de encaminhar sugestões e até de ouvir críticas as propostas, além de abrir espaço dentro da própria Comissão aos praças, na qual aABMERJ se sente muito bem representada.

A reunião foi produtiva, muito bem conduzida pelo Coronel BM Saraiva e diversos outros Coronéis, a Comissão de Praças e os 70 Praças inscritos. Na palestra houve uma apresentação em Slides onde dentre outros itens a Lei 5175 que fixa o efetivo previsto foi o centro do debate. Foi demonstrado através de gráficos que a pirâmide estrutural do CBMERJ está invertida, pondo em risco a sustentabilidade da Corporação.

Propostas concretas:

– CHOAE regularmente todo ano, com cursos de duração de 12 meses, realizado na nova Academia em Petrópolis, sendo que todos 3˚ Sargentos poderiam fazer o concurso, com terceiro grau completo sendo um pré-requisito, proposta essa muito debatida entre os participantes. Ficaria também estabelecido um período de 05 anos para implementação da nova regra.

– Cabos e Soldados cumpririam o tempo de serviço para a promoção, ou seja, 06 anos para o Soldado ser promovido a Cabo, e mais 06 anos para o Cabo ser promovido a Sargento, sem oportunidade de realização de CFC e CFS. Sendo que após a promoção ao posto de 3˚ Sargento, o militar cumpriria um interstício de 03 anos e poderia fazer prova direto para o CHOAE.

– Enquanto não fosse aprovado as novas regras, os critérios e as regularidades dos cursos seriam mantidos, ou seja, na forma atual da antiguidade, CAS, CEFC e CEFS seriam mantidos.

– Foi sinalizado com a possibilidade dos Subtenentes aos 32 de serviço serem promovidos a 2˚ Tenentes na passagem para a inatividade, podendo ir para a reserva com o soldo de 1˚ Tenente, reivindicação antiga da ABMERJ, assim como a abertura de 600 vagas já autorizadas pelo Governador, aproveitando o quadro de excedentes e reservas dos últimos concursos.

Ainda estamos dialogando com o Comando e com os Praças, nossa proposta ainda pode sofrer alterações por sugestão de nossos sócios. Esta proposta foi elaborada pelos associados e através de pautas antigas da Associação, que segue abaixo para o conhecimento dos associados e amigos.

Juntos Somos Fortes

Nenhum Passo daremos atrás

Deus está no controle.


______________________________________________________________
PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DE CARREIRA DE PRAÇAS
PROPOSTA DE PARTICIPANTES
Considerando a participação franqueada aos Praças para proposição de sugestões acerca doPROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DE CARREIRA DE PRAÇAS, que está em andamento na Corporação, publicada em Boletim SEDEC/CBMERJ n 067 de 14 de Agosto de 2015;
Considerando o tempo ínfimo para que cada 01 (hum) dos 70 (setenta) Praças inscritos na referida Reunião desenvolva suas ideias e verbalize suas sugestões, sem que a mesma tenha seu horário para o término extrapolado;
Resolvemos apresentar nossa proposta por escrito para avaliação da equipe técnica da Corporação envolvida no Projeto.
É tangível que o efetivo existente nas graduações dos Praças do CBMERJ não condiz com o efetivo previsto na Lei 5175/2007, item VI do ANEXO, que fixou a distribuição do efetivo nas graduações da Corporação, independente de QBMP:
1
É notório para quem circula pelo seio da Corporação, seja nas fileiras, nos expedientes da seções, nos PROGs e etc, que possuímos em nossos quadros de Subtenentes um número superior a 310; de 1˚Sargento um número superior a 699; de 2˚ Sargento um número superior a 1659; de 3˚ Sargento um número superior a 1679; de Cabo um número inferior a 6664; e de soldado um número inferior a 7024.
Sem mencionar o efetivo previsto para Oficiais, que na nossa opinião, também deveria ser revisto com estudo profundo para implementação de uma CARREIRA ÚNICA, com as mudanças necessárias no Estatuto dos Bombeiros ( LEI 880 ), regulamentação das Promoções por Tempo de Serviço e demais Legislações pertinentes.
Nos limitamos a apresentar uma proposta superficial, contudo eficaz, que traga os ajustes que venham sanar momentaneamente o imbróglio existente nos Quadros da Corporação quais sejam:

  • com relação as graduações superiores dos PRAÇAS (1˚ SGT e SUBTEN), faz-se necessário uma nova proposta para a Casa Legislativa no que tange as vagas existentes no Quadro de Oficiais Administrativos, sugerindo aumento de vagas com vista a adequação da nova realidade do CBMERJ, tais como a inauguração de várias novas Unidades, uma vez que o Quadro Previsto na LEI de 2007 não atende a população de todo o Estado do Rio de Janeiro. Sugere-se então que os Concursos para o CHOAE sejam mantidos com percentual equilibrado entre o MERECIMENTO e a ANTIGUIDADE2
  • Em relação ao 3˚ e 2˚ Sargentos, é sugerido que se cumpra os requisitos para a promoção as graduações superiores, previstos na Legislação, seja por tempo de serviço ou através do Ressarcimento de Preterição, sugere-se ainda que seja franqueada a participação do 3˚ Sargento no Curso de Aperfeiçoamento de Sargento, com vista a valorização destes profissionais, que aguardariam na fila de suas respectivas vagas para promoção a graduação superior, fazendo jus aos 30% do salário referente ao CAS.
  • Em relação aos Cabos, é sugerido que se mantenha os cursos regulares de CFS e CEFS, vagas de ampla concorrência independente de QBMP , as promoções por tempo de serviço. Sugere-se ainda que a Corporação elabore uma proposta de Decreto Legislativo que verse sobre a Regulamentação
    da Promoção para os Cabos Técnicos de Enfermagem a graduação de 3˚ Sargento após 06 (seis) anos de efetivo serviço como Cabo.3
  • Em relação aos Soldados, considerando a notoriedade do baixo número de Cabos em relação a LEI 5175 que fixa o Efetivo na Graduação, sugere-se a abertura regular de vagas para o CFC e CEFC, vagas de ampla concorrência independente de QBMP, como forma de equilibrar o número de Cabos existentes e motivar o preparo intelectual e técnico-profissional de tais militares no aperfeiçoamento do serviço prestado a população fluminense
  • Em relação ao Concurso Público para Ingresso na Corporação, considerando a notoriedade do baixo número de Soldados em relação a LEI 5175 que fixa o Efetivo na Graduação, sugere-se a convocação dos Excedentes e reservas dos concursos anteriores para o preenchimento imediato e minimização do déficit de Soldados independente de QBMP. Sugere-se ainda a abertura de concurso a cada biênio, com regulamentação de vagas sugeridas pela Corporação de modo progressivo, levando-se em consideração as condições orçamentárias do Estado, até que se complete o efetivo previsto na referida LEI.4
MESAC EFLAÍN DA SILVA ESPÍNDOLA – 1˚ SGT BM
RG 27.310
CLÁUDIO VINÍCIUS DE CARVALHO PEREIRA – 2˚ SGT BM
RG 24.095

FONTE: ABMERJ

57 comentários:

  1. Sou contra a qualquer mudança"uma lei não pode ser criada para prejudicar outra" acho que tem que continuar como estar curso regulares cfc,cfs,choae respeitando os intesticio e as promoçoes por tempo e nada mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *CONCURSO TODO ANO PARA SOLDADO (COMBATENTE QBM 00)
      - BUSCA E SALVAMENTO, MOTORISTA/ARTÍFICE, COMUNICANTE, CORNETEIRO, MARÍTIMO, HIDRANTE E GUARDA-VIDAS SERIAM ESPECIALIDADES APÓS UM (1) ANO COMO SD COMBATENTE;
      *MANTER O CFC, CFS E CHOAE;
      *CAS COM UM (1) ANO DE 3º SGT;
      *CHOAE COM QUALQUER NÍVEL SUPERIOR COM DOIS (2) ANOS DE 3º SGT;
      * APROVEITAR TODOS OS APROVADOS NO CONCURSO INTERNO DE 2013;
      * SE MUDAREM O PLANO DE CARREIRA ACABANDO COM O CFC E CFS, OS CB QBM 06 E CB CURSADOS, SEIS (6) ANOS NA GRADUAÇÃO PROMOÇÃO PARA 3º SGT;
      * MANTER O RESTANTE DAS PROMOÇÕES CURSADOS E POR TEMPO DE SERVIÇO;
      * MUDAR A LEI QUE MANTEM TODOS OS ANOS CONCURSO PARA ACADEMIA DE OFICIAIS INCLUINDO PROVA PARA SOLDADO COMBATENTE.

      Excluir
  2. Só há uma maneira de consertar essa cagada que fizeram. Mantendo os concursos internos regulares e aumentando o interstício do plano de carreira. Tem uma porrada de incapaz sendo promovido. Com todo respeito, o semianalfabeto não pode ser subtenente com 25 anos de serviço, tem que ser com 30 anos de serviço e tá bom demais.

    ResponderExcluir
  3. Como vocês lançam uma proposta dessa sem fazer uma audiência com os companheiros? O interior colocou sua opinião?

    ResponderExcluir
  4. SOU SUBTENENTE Á 4 ANOS E 4 MESES ,FIZ O CFS, NÃO SOU PRETERIDO EM NADA.... COMO FICA A SITUAÇÃO DESTES SUBTENENTES??????? PELO QUE TENHO ACOMPANHADO SÓ FALAM PRATICAMENTE NOS PRETERIDOS E NAQUELES QUE VÃO EMBORA COM 32 ANOS DE SERVIÇO. E NÓS QUE NÃO TEMOS ESSE TEMPO.

    ResponderExcluir
  5. BOA NOITE Á TODOS !

    Obrigado pela oportunidade e gostaria de salientar que no passado não muito distante, colegas eram chamados para cursar de acordo com a sua antiguidade, exemplo fato ocorrido em 2000: Subtenentes com mais de duas anos na graduação eram inscritos no CHOAE e dessa forma a fila andava. Hoje está uma verdadeira bagunça !!!Já fazem dois anos que não há o curso do CHOAE???!!! E se analisarmos os futuros alunos oficiais e consequentemente coronéis não realizam nenhum concurso após serem declarados aspirante???!!!
    Temos que ter o mesmo tratamento senhores ! Os futuros alunos oficiais não são melhores que os praças. Todos somos concursados e temos que ter dignidade e auto-estima.
    Academia de oficiais tem que ser fechada. Tem que haver uma reestruturação com a criação da Escola de Especialista do CBMERJ e dessa forma todos entrariam como alunos especialistas e no final de de três anos seriam sargentos especialistas e em seguida fariam um concurso interno para se aprimorar e dessa forma teriam ascensão e concorreriam com as provas para atingirem as suas devidas patentes com direito de
    automáticas...Nem no Exército Brasileiro e muito menos na Marinha Americana isso ocorre !!!
    Com o seguinte detalhe: Quantos Subtenentes conhecemos com mais de 30 anos continuam trabalhando e concorrendo aos PROGs na fileira?! E por outro lado quantos Capitães que conhecemos que não concorrem mais as escalas de serviço porque são os mais antigos?!
    Imaginem no ano que vem? Na média serão de 125 á 150 alunos oficiais por ano e subsequentemente novos Coronéis? Só podem estar de brincadeira?
    Senhores, vamos fazer alguma coisa e tem que ser agora! Porque é tudo para eles e nada para nós ?
    Pensem bem: O Comando não está reestruturando a carreira também dos oficiais? Até agora eu não vi nenhuma proposta onde eles percam alguma coisa !!! Eles a cada ano estão cada vez melhores e conquistando mais os seus espaços. Sabem por quê? Na medida que cresce a quantidade de Coronéis cresce também o ensejo de cada um deles de colocarem os seus respectivos filhos, enteados, sobrinhos e afilhados...
    Não podemos aceitar esmolas, também somos concursados e temos que conquistar os nossos espaços.Os oficias são corporativistas e eles tem muito tempo para estudar, viajar e terem as suas promoções meteóricas e enquanto os praças apenas dividem e nesse sentido são pressionados e conquistados com propostas em forma de migalhas. VAMOS PENSAR EM NOSSAS FAMÍLIAS E JUNTOS LUTAR POR ELAS !!!
    Talvez seja o momento de lutar também por aqueles que não possuem nível superior mais são excelentes profissionais e isso é o que realmente conta. Chega de ficar como Subtenente há mais de 08 anos e nenhuma migalha é jogada e depois informam que a sua idade já está ultrapassada para ser oficial?! Engraçado mesmo com a idade ultrapassada continuamos trabalhando e concorrendo a escala de prontidão !!!
    Desculpem-me pelo desabafo, mas chegou a hora de lutarmos também por aqueles que possuem mais de 20 anos de serviço e na maioria são cursados e até agora não conquistou mais nada !!!
    Principalmente que são do interior, deixam as suas famílias e no final da carreira ficam penando para serem lembrados e a todo o momento as preterições continuam ocorrendo... O mais triste é saber que tem um oficial superior no Comando Geral que é oriundo de Cantagalo e que até o momento não fez nada pelos Praças e que 80 por cento desses Praças viram esse Coronel iniciar sua carreira aqui no interior como Aspirante. É UMA LASTIMA PROFUNDA E QUE AMANHÃ NÃO VAI HAVER ESPAÇO PARA CHORO, É UMA PENA !!!
    Obrigado e boa sorte á todos,

    Subtenente BM Fernando P.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito ,boa colocação .

      Excluir
    2. Você me representou em sua explanação, sou Sub Ten à 4 anos e ainda faltam 9 anos para minha reforma. Desta maneira que eles querem, serei ETERNO em minha graduação... Meu nome é Paulo e não me escondo no anonimato, só quero meus direitos, pois a conquista foi minha...

      Excluir
    3. Excelentes palavras!!
      Sub., Parabéns!!

      Excluir
  6. Muita boa a proposta, pra melhorar acho que todo militar que for 3º SGT, 2º SGT ou 1º SGT que já tenha curso superior possa fazer logo o CHOAE sem ter que esperar 5 anos chega a ser um absurdo ter que esperar tanto tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que colocar todo mundo oficial em um ano e colocar os tenentes pra tirar guarda e socorro.

      Excluir
  7. Boa noite aos Bravos! Vamos aos fatos: quando o plano de carreira foi criado, o militar era promovido imediatamente na data, assim que atingisse o tempo...teve militar sendo promovido com dias na graduação, por já possuir o tempo. Aí como se sabe " DEUS cria e o satanás copia" inventaram uma coisa chamada "confirmação de divisa". Ferrou tudo- o bomba se atrasa na promoção... um militar ultrapassa o outro...militar sendo despromovido( acreditem) Ressarcimento de preterição, etc... Concurso para soldado de 6 em 6 anos....Essa zona toda foi criada por eles( as cabeças pensantes do CBMERJ). Ou vcs acham que este assunto não foi discutido em 2009 durante a TCC CFS/09? É claro, a política, o desvio de verbas etc...são assuntos mais importantes para serem discutidos por eles. Para quem tem dúvida quanto as suas prerrogativas, dê uma olhada no RISG. Quarto de hora pra SUB TEN??? Só se o Oficial escolher um quarto de hora também! Faxina pra SUB TEN??? Só se o Oficial pegar na vassoura também!!! Se ainda tiver alguma dúvida...dê uma passada lá no CBA IX. Forte abraço!!! Uhaaaa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo? Pô! Tem GBM que Subten juruna não quer fazer mais nada.Vamos ver até quando.

      Excluir
  8. Acho q deva copiar o exercito aos 32 anos capitao para todos e simples so copiar nos somis forcas auxiliares temos q seguir os nikitares federais ou fazer o q a PM quer entrar soldado e por merecimento a coronel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Exército tem plano de carreira? Se não tiver vamos copiá-lo e fazer tudo igual a eles.

      Excluir
  9. Sou a favor tbm que a diretoria da ABMERJ a qual sou sócio, seja mudada a cada 3 anos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O correto é 2 anos! Esse papo de 4 anos não me convenceu!

      Excluir
  10. É verdade ou boato que querem mudar a entrada para o CAS? Voltando como antigamente, quando haviam, por exemplo, 600 2º Sgt e abriam 50 vagas. No interior o que se fala é represar os 2º SGTs, dificultando assim a promoção 1º Sgt.
    Pergunto: Verdade ou Boato?

    ResponderExcluir
  11. A enfermeira Rejane tem um projeto de lei tramitando na ALERJ. Caso fosse homologado, isso incluiria a promoção po tempo nas graduações. Um exemplo prático disso seria a promoção dos QBMPs/06 de 2008 recebendo a promoção de Sargento, haja vista os já 06 anos deles na graduação de Cabo. Caso esse projeto fosse aprovado, caso não houvesse o término do cfc e cfs e juntamente com essa nova proposta dos 3ºs Sagentos com nível superior autorizados a fazerem prova ppara o CHOAE, aí sim, na minha opnião, seria o ideal.

    ResponderExcluir
  12. Vocês estão elaborando hipóteses de mudança sem embasamento legal, imagina quantas leis teriam que serem mudadas com mais um decreto feito com cada um defendendo seu interesse, absurdo mais uma vez, cas para 3° sgt , o militar acaba de fazer cfs nem foi sargento já vai ser aperfeiçoado, sem lógica, total in querência , efeito imediato de aumento salarial encoberto por justificativa que não procede com a carreira militar, dessa forma vamos a caminho da CLT, todos nós nas nossas respectivas graduações temos nossas funções, justo seria se lutassem por um maior número de vagas no choe com as mesmas regras atuais, querem terceiro grau pra quê? Se na academia é segundo grau, e outra o que tem haver a formação lá de fora com o serviço de bombeiro . Ex : um jornalista pode ser oficial . um técnico de segurança do trabalho, não. O que falta mesmo aqui é que deixamos nossas vaidades de lado e pensarmos no bem comum a todos , que é a falta de soldados , e deixar uma hierarquia de 159 anos continuar a exercer o dever de regular nossas carreiras .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, o que está acontecendo e isso mesmo, muitos pensando no interesse próprio. O que não entendo e que antes de entrar ja sabia que se entrasse como Cabo teria que esperar antigamente 15 anos, agora os 12.
      Não preciso falar mais nada pq vc ja disse tudo e outra quer ser oficial faz concurso e vai para a escola direto, isso ainda é militarismo se não estão satisfeito vai para o paisano, e outra e muita palhacada que nao vai dar em nada pq proposta de interesse próprio intuito muito pequeno tem que ser num modo geral que eu apoio o plano de carreira único, acabar com está o.

      Excluir
    2. Antigamente??? Por esse pensamento que deu m... e esta uma bagunça o CBMERJ. Se o tempo de CB para 3º SGT são 6 ANOS, não é justo esperar 12 ANOS para promoção, uma vez que o curso de formação profissional foi o militar que custiou quando era civil. Acho justo também os colegas CB cursados que já estão há 4 ANOS na graduação serem promovidos da mesma forma, por que seria um absurdo os que não conseguiram passar no concurso alcançarem a mesma graduação com os "12 ANOS".
      A MUDANÇA DO INTERSTÍCIO SÓ FAVORECEU AOS JURUNAS E BAGUNÇOU TODA A PIRÂMIDE.

      Excluir
  13. Se for para ajustar a pirâmide hierárquica que está igual a um jarro: base pequena, inchada no meio e com um boca grande, a solução é muito fácil: fica 03 anos sem concurso para os civis na ESFAO, e abre somente vagas para Soldados. Durante estes 03 anos tenha somente os concursos internos e iguala as vagas de QOC e QOA, porque eles fazem a mesma coisa, são combatentes e administrativos ao mesmo tempo. Resumindo, CARREIRA ÚNICA JÁ.

    ResponderExcluir
  14. "estar" e "intesticio"
    quase "intestino".

    Abraço amigos!

    ResponderExcluir
  15. Boa noite aos Bravos! Acho que estão cutucando pra ver se o SOS está morto ou apenas dormindo!!! Quando os Coronéis defenderam algum interesse de praça??? Na minha opinião, já que temos o SOS pra defender o interesse coletivo e não o individual, decidirem os em Assembléia quais os rumos a serem tomados e não no Auditório do QCG com um Cel. presidindo. Quanto às propostas enviadas...devem ter sido usadas pra acender o charuto do Cel. Saraiva na Maçonaria no mesmo dia, enquando sorria e bebia whisky 12 anos. Forte abraço! Vamos pra rua merda!!! Uhaaaa!!!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite!
    Tentarei ser bem objetivo. A pirâmide invertida que está sendo apresentada, só é do soldado ao subtenente? É isso que estão querendo dizer? Os problemas só se concentram no círculo dos praças?
    Li as propostas, e em nenhum momento vi qualquer mudança no que diz respeito às promoções dos oficiais QOC.
    É isso mesmo!?
    O cara entrar na ESCBM, e em menos de oito anos, já ter sido promovido a capitão, isso está normal!? Não tem problema algum!?
    A pirâmide invertida é até subtenente!?
    Só podem estar de brincadeira!?
    Há tantos OFICIAIS NO CBMERJ, QUE ELES NÃO SABEM ONDE COLOCA-LOS!
    MANTER OS CONCURSOS PARA OFICIAIS QOC, ANUALMENTE, PODE? AS PROMOCÕES METEORICAS DOS OFICIAIS, PODE? O CARA COM 17, 18 ANOS DE SERVIÇO, JÁ TER SIDO PROMOVIDO A TCEL, PODE? FICAR DE 15 A 18 ANOS, COMO TCEL E CORONEL, PODE!? TERMOS CENTENAS DE TENENTES CORONÉIS E CORONÉIS, PODE?
    AS MUDANÇAS SÓ ATINGEM OS PRAÇAS!?
    PORQUE NÃO AUMENTAM O INTERTICIO DOS OFICIAIS, COMO É O DOS PRAÇAS?!
    SUJESTÃO:
    - SOMENTE COM 25 ANOS, O QOC SERIA PROMOVIDO A TENENTE CORONEL. NÃO ACHAM JUSTO?
    - DEPOIS DE SAÍREM DA ESCOLA, FICAM UM ANO COMO ASPIRANTES, AÍ SIM SAEM 2 TENENTES;
    - DE 2 TENENTE A 1 TENENTE, ESPERAM 8 ANOS;
    - DE 1 TENENTE A CAPITÃO, ESPERAM 12 ANOS;
    - DE CAPITÃO A MAJOR, ESPERAM 20 ANOS;
    - DE MAJOR A TENENTE CORONEL; ESPERAM 25 ANOS;
    - E A PROMOCAO A CORONEL, CONTINUA POR "INDICACÃO".
    LEVEM ESTA PROPOSTA, NÃO ESTÃO QUERENDO MUDANCAS!?
    POR FAVOR, NÃO SE DEIXEM ENGANAR!!!
    VERGONHOSO, O QUE ESTÃO PROPONDO AOS PRAÇAS!
    OBS.: PRECISAMOS DE MUDANCAS, DESDE QUE, SEJA EM TODA A PIRÂMIDE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retificando: *SUGESTÃO

      Excluir
    2. Tentarei ser bem objetivo. A pirâmide invertida que está sendo apresentada, só é do soldado ao subtenente? É isso que estão querendo dizer? Os problemas só se concentram no círculo dos praças?
      Li as propostas, e em nenhum momento vi qualquer mudança no que diz respeito às promoções dos oficiais QOC.
      É isso mesmo!?
      O cara entrar na ESCBM, e em menos de oito anos, já ter sido promovido a capitão, isso está normal!? Não tem problema algum!?
      A pirâmide invertida é até subtenente!?
      Só podem estar de brincadeira!?
      Há tantos OFICIAIS NO CBMERJ, QUE ELES NÃO SABEM ONDE COLOCA-LOS!
      MANTER OS CONCURSOS PARA OFICIAIS QOC, ANUALMENTE, PODE? AS PROMOÇÕES METEÓRICAS DOS OFICIAIS, PODE? O CARA COM 17, 18 ANOS DE SERVIÇO, JÁ TER SIDO PROMOVIDO A TCEL, PODE? FICAR DE 15 A 18 ANOS, COMO TCEL E CORONEL, PODE!? TERMOS CENTENAS DE TENENTES CORONÉIS E CORONÉIS, PODE?
      AS MUDANÇAS SÓ ATINGEM OS PRAÇAS!?
      PORQUE NÃO AUMENTAM O INTERSTÍCIO DOS OFICIAIS, COMO É O DOS PRAÇAS?!
      SUGESTÃO:
      - SOMENTE COM 25 ANOS, O QOC SERIA PROMOVIDO A TENENTE CORONEL. NÃO ACHAM JUSTO?
      - DEPOIS DE SAÍREM DA ESCOLA, FICAM UM ANO COMO ASPIRANTES, AÍ SIM SAEM 2 TENENTES;
      - DE 2 TENENTE A 1 TENENTE, ESPERAM 8 ANOS;
      - DE 1 TENENTE A CAPITÃO, ESPERAM 12 ANOS;
      - DE CAPITÃO A MAJOR, ESPERAM 20 ANOS;
      - DE MAJOR A TENENTE CORONEL; ESPERAM 25 ANOS;
      - E A PROMOÇÃO A CORONEL, CONTINUA POR "INDICAÇÃO".
      LEVEM ESTA PROPOSTA, NÃO ESTÃO QUERENDO MUDANÇAS!?
      POR FAVOR, NÃO SE DEIXEM ENGANAR!!!
      VERGONHOSO, O QUE ESTÃO PROPONDO AOS PRAÇAS!
      OBS.: PRECISAMOS DE MUDANÇAS, DESDE QUE, SEJA EM TODA A PIRÂMIDE!

      Excluir
    3. Tentarei ser bem objetivo. A pirâmide invertida que está sendo apresentada, só é do soldado ao subtenente? É isso que estão querendo dizer? Os problemas só se concentram no círculo dos praças?
      Li as propostas, e em nenhum momento vi qualquer mudança no que diz respeito às promoções dos oficiais QOC.
      É isso mesmo!?
      O cara entrar na ESCBM, e em menos de oito anos, já ter sido promovido a capitão, isso está normal!? Não tem problema algum!?
      A pirâmide invertida é até subtenente!?
      Só podem estar de brincadeira!?
      Há tantos OFICIAIS NO CBMERJ, QUE ELES NÃO SABEM ONDE COLOCA-LOS!
      MANTER OS CONCURSOS PARA OFICIAIS QOC, ANUALMENTE, PODE? AS PROMOÇÕES METEÓRICAS DOS OFICIAIS, PODE? O CARA COM 17, 18 ANOS DE SERVIÇO, JÁ TER SIDO PROMOVIDO A TCEL, PODE? FICAR DE 15 A 18 ANOS, COMO TCEL E CORONEL, PODE!? TERMOS CENTENAS DE TENENTES CORONÉIS E CORONÉIS, PODE?
      AS MUDANÇAS SÓ ATINGEM OS PRAÇAS!?
      PORQUE NÃO AUMENTAM O INTERSTÍCIO DOS OFICIAIS, COMO É O DOS PRAÇAS?!
      SUGESTÃO:
      - SOMENTE COM 25 ANOS, O QOC SERIA PROMOVIDO A TENENTE CORONEL. NÃO ACHAM JUSTO?
      - DEPOIS DE SAÍREM DA ESCOLA, FICAM UM ANO COMO ASPIRANTES, AÍ SIM SAEM 2 TENENTES;
      - DE 2 TENENTE A 1 TENENTE, ESPERAM 8 ANOS;
      - DE 1 TENENTE A CAPITÃO, ESPERAM 12 ANOS;
      - DE CAPITÃO A MAJOR, ESPERAM 20 ANOS;
      - DE MAJOR A TENENTE CORONEL; ESPERAM 25 ANOS;
      - E A PROMOÇÃO A CORONEL, CONTINUA POR "INDICAÇÃO".
      LEVEM ESTA PROPOSTA, NÃO ESTÃO QUERENDO MUDANÇAS!?
      POR FAVOR, NÃO SE DEIXEM ENGANAR!!!
      VERGONHOSO, O QUE ESTÃO PROPONDO AOS PRAÇAS!
      OBS.: PRECISAMOS DE MUDANÇAS, DESDE QUE, SEJA EM TODA A PIRÂMIDE!

      Excluir
    4. Tentarei ser bem objetivo. A pirâmide invertida que está sendo apresentada, só é do soldado ao subtenente? É isso que estão querendo dizer? Os problemas só se concentram no círculo dos praças?
      Li as propostas, e em nenhum momento vi qualquer mudança no que diz respeito às promoções dos oficiais QOC.
      É isso mesmo!?
      O cara entrar na ESCBM, e em menos de oito anos, já ter sido promovido a capitão, isso está normal!? Não tem problema algum!?
      A pirâmide invertida é até subtenente!?
      Só podem estar de brincadeira!?
      Há tantos OFICIAIS NO CBMERJ, QUE ELES NÃO SABEM ONDE COLOCA-LOS!
      MANTER OS CONCURSOS PARA OFICIAIS QOC, ANUALMENTE, PODE? AS PROMOÇÕES METEÓRICAS DOS OFICIAIS, PODE? O CARA COM 17, 18 ANOS DE SERVIÇO, JÁ TER SIDO PROMOVIDO A TCEL, PODE? FICAR DE 15 A 18 ANOS, COMO TCEL E CORONEL, PODE!? TERMOS CENTENAS DE TENENTES CORONÉIS E CORONÉIS, PODE?
      AS MUDANÇAS SÓ ATINGEM OS PRAÇAS!?
      PORQUE NÃO AUMENTAM O INTERSTÍCIO DOS OFICIAIS, COMO É O DOS PRAÇAS?!
      SUGESTÃO:
      - SOMENTE COM 25 ANOS, O QOC SERIA PROMOVIDO A TENENTE CORONEL. NÃO ACHAM JUSTO?
      - DEPOIS DE SAÍREM DA ESCOLA, FICAM UM ANO COMO ASPIRANTES, AÍ SIM SAEM 2 TENENTES;
      - DE 2 TENENTE A 1 TENENTE, ESPERAM 8 ANOS;
      - DE 1 TENENTE A CAPITÃO, ESPERAM 12 ANOS;
      - DE CAPITÃO A MAJOR, ESPERAM 20 ANOS;
      - DE MAJOR A TENENTE CORONEL; ESPERAM 25 ANOS;
      - E A PROMOÇÃO A CORONEL, CONTINUA POR "INDICAÇÃO".
      LEVEM ESTA PROPOSTA, NÃO ESTÃO QUERENDO MUDANÇAS!?
      POR FAVOR, NÃO SE DEIXEM ENGANAR!!!
      VERGONHOSO, O QUE ESTÃO PROPONDO AOS PRAÇAS!
      OBS.: PRECISAMOS DE MUDANÇAS, DESDE QUE, SEJA EM TODA A PIRÂMIDE!

      Excluir
    5. Começa carreira única daqui a 2 ou 3 anos e se resolve a questão. Não se pode decidir agora compromissos para outro cmt geral nem para outro governo. Será que estão só querendo ganhar tempo? Se liga aí, meus camaradas. Depois ainda vamos sair de otários.

      Excluir
    6. 2º TEN = SD
      1º TEN = CB
      CAP = 3º SGT
      MAJ = 2º SGT
      TEN CEL = 1º SGT
      CEL = SUBTEN
      2º TEN p/ 1º TEN seis anos, 1º TEN p/ CAP seis anos... e segue o restante das promoções com os mesmo tempo dos praças. Eles não precisam fazer concurso interno para serem promovidos...

      Excluir
    7. Penso assim... Na mesma lógica..

      Excluir
  17. concordo em gênero numero e grau. acrescentando deveriam fazer um estudo de abrir vagas que realmente há uma necessidade "soldados" e não oficiais precisamos de mao de obra e não gerencia.

    ResponderExcluir
  18. Essa proposta de vcs p plano de carreira unico e ridicula (e nao cabe outra palavra). Façam o q e simples, aquilo q ja foi aplicado e deu certo nas instituiçoes serias q ja fizeram a transiçao de nivel medio p superior, sem palhaçadas nem kozadas.Vejam:

    1) Acesso unico como soldado e c 3 grau necessariamente.
    2) As vagas destinadas p creche d papai seriam destinadas aos subs, q estao empacados, atualmente, e sem perspectivas. Estes fariam um curso de formaçao p oficiais de um ano, haja vista a experiencia e o conhecimento d serviço/ Corporaçao.
    3) As promoçoes obedeceriam os criterios d antiguidade.
    4) As vagas p coroneis seriam disputadas p militares c pos graduaçao especifica e provas.

    Dessa maneira e c as medidas propostas fortaleceriamos a base d ano em ano..fariamos os subs ascenderem e possibilitaria q os futuros comandantes d cbmerj fossem lideres mais humanos e conhecedores DE FATO da realidade d serviço/ corporaçao. Pensem nisso e parem de inventar...#Deusabençoeocbmerj.

    ResponderExcluir
  19. Vergonhoso ? Vergonhoso é ver praças saírem da graduação de 1° SGT, para o posto de CAP e ate mesmo de MAJ em apenas 5 anos. Acho que você deveria se informar melhor Anônimo31 de agosto de 2015 01:31.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentarei ser bem objetivo. A pirâmide invertida que está sendo apresentada, só é do soldado ao subtenente? É isso que estão querendo dizer? Os problemas só se concentram no círculo dos praças?
      Li as propostas, e em nenhum momento vi qualquer mudança no que diz respeito às promoções dos oficiais QOC.
      É isso mesmo!?
      O cara entrar na ESCBM, e em menos de oito anos, já ter sido promovido a capitão, isso está normal!? Não tem problema algum!?
      A pirâmide invertida é até subtenente!?
      Só podem estar de brincadeira!?
      Há tantos OFICIAIS NO CBMERJ, QUE ELES NÃO SABEM ONDE COLOCA-LOS!
      MANTER OS CONCURSOS PARA OFICIAIS QOC, ANUALMENTE, PODE? AS PROMOÇÕES METEÓRICAS DOS OFICIAIS, PODE? O CARA COM 17, 18 ANOS DE SERVIÇO, JÁ TER SIDO PROMOVIDO A TCEL, PODE? FICAR DE 15 A 18 ANOS, COMO TCEL E CORONEL, PODE!? TERMOS CENTENAS DE TENENTES CORONÉIS E CORONÉIS, PODE?
      AS MUDANÇAS SÓ ATINGEM OS PRAÇAS!?
      PORQUE NÃO AUMENTAM O INTERSTÍCIO DOS OFICIAIS, COMO É O DOS PRAÇAS?!
      SUGESTÃO:
      - SOMENTE COM 25 ANOS, O QOC SERIA PROMOVIDO A TENENTE CORONEL. NÃO ACHAM JUSTO?
      - DEPOIS DE SAÍREM DA ESCOLA, FICAM UM ANO COMO ASPIRANTES, AÍ SIM SAEM 2 TENENTES;
      - DE 2 TENENTE A 1 TENENTE, ESPERAM 8 ANOS;
      - DE 1 TENENTE A CAPITÃO, ESPERAM 12 ANOS;
      - DE CAPITÃO A MAJOR, ESPERAM 20 ANOS;
      - DE MAJOR A TENENTE CORONEL; ESPERAM 25 ANOS;
      - E A PROMOÇÃO A CORONEL, CONTINUA POR "INDICAÇÃO".
      LEVEM ESTA PROPOSTA, NÃO ESTÃO QUERENDO MUDANÇAS!?
      POR FAVOR, NÃO SE DEIXEM ENGANAR!!!
      VERGONHOSO, O QUE ESTÃO PROPONDO AOS PRAÇAS!
      OBS.: PRECISAMOS DE MUDANÇAS, DESDE QUE, SEJA EM TODA A PIRÂMIDE!

      Excluir
    2. "O CBMERJ TALVEZ SEJA A ÚNICA INSTITUIÇÃO, ONDE O NÚMERO DE GESTORES É MAIOR DO QUE O NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS"
      VERGONHOSO! VERGONHOSO! MAIS UMA VEZ, VERGONHOSO!!!!

      Ao anônimo de 31 de agosto de 2015 17:25.

      Tentarei ser bem objetivo. A pirâmide invertida que está sendo apresentada, só é do soldado ao subtenente? É isso que estão querendo dizer? Os problemas só se concentram no círculo dos praças?
      Li as propostas, e em nenhum momento vi qualquer mudança no que diz respeito às promoções dos oficiais QOC.
      É isso mesmo!?
      O cara entrar na ESCBM, e em menos de oito anos, já ter sido promovido a capitão, isso está normal!? Não tem problema algum!?
      A pirâmide invertida é até subtenente!?
      Só podem estar de brincadeira!?
      Há tantos OFICIAIS NO CBMERJ, QUE ELES NÃO SABEM ONDE COLOCA-LOS!
      MANTER OS CONCURSOS PARA OFICIAIS QOC, ANUALMENTE, PODE? AS PROMOÇÕES METEÓRICAS DOS OFICIAIS, PODE? O CARA COM 17, 18 ANOS DE SERVIÇO, JÁ TER SIDO PROMOVIDO A TCEL, PODE? FICAR DE 15 A 18 ANOS, COMO TCEL E CORONEL, PODE!? TERMOS CENTENAS DE TENENTES CORONÉIS E CORONÉIS, PODE?
      AS MUDANÇAS SÓ ATINGEM OS PRAÇAS!?
      PORQUE NÃO AUMENTAM O INTERSTÍCIO DOS OFICIAIS, COMO É O DOS PRAÇAS?!
      SUGESTÃO:
      - SOMENTE COM 25 ANOS, O QOC SERIA PROMOVIDO A TENENTE CORONEL. NÃO ACHAM JUSTO?
      - DEPOIS DE SAÍREM DA ESCOLA, FICAM UM ANO COMO ASPIRANTES, AÍ SIM SAEM 2 TENENTES;
      - DE 2 TENENTE A 1 TENENTE, ESPERAM 8 ANOS;
      - DE 1 TENENTE A CAPITÃO, ESPERAM 12 ANOS;
      - DE CAPITÃO A MAJOR, ESPERAM 20 ANOS;
      - DE MAJOR A TENENTE CORONEL; ESPERAM 25 ANOS;
      - E A PROMOÇÃO A CORONEL, CONTINUA POR "INDICAÇÃO".
      LEVEM ESTA PROPOSTA, NÃO ESTÃO QUERENDO MUDANÇAS!?
      POR FAVOR, NÃO SE DEIXEM ENGANAR!!!
      VERGONHOSO, O QUE ESTÃO PROPONDO AOS PRAÇAS!
      OBS.: PRECISAMOS DE MUDANÇAS, DESDE QUE, SEJA EM TODA A PIRÂMIDE!

      Excluir
  20. Pessoal sugiro que possam dar uma oportunidade aos reservas do último concurso CHOAE E CFS.......Vejam no boletim do dia 17/08/2015 a reunião da comissão de promoções......Muitas vagas em claro de Terceiro Sargento e nenhum candidato habilitado.......Quantos Cabos estão esperando uma oportunidade de ocupar essas vagas?......Quantos Sargentos e ST's estão esperando para cursar CHOAE......Aproveitem os reservas do último concurso.......Nos dê mais uma oportunidade de melhorar a carreira e o salário......REPITO ASSOCIAÇÃO OLHEM O BOLETIM DO DIA 17/08/2015........É A NOSSA CHANCE DE APROVEITAR OS RESERVAS DO ÚLTIMO CONCURSO......MUITAS VAGAS DE SARGNTO EM CLARO SEM CANDIDATOS.........SOU CABO E QUERO TER A OPORTUNIDADE DE CURSAR ASSIM COMO EXISTEM COLEGAS SGT E SUB QUERENDO CURSAR O CHOAE........VAMOS FAZER UMA CORRENTE PELOS RESERVAS DO ÚLTIMO CONCURSO.......

    ResponderExcluir
  21. UMA VERGONHA ESSA POSSIBILIDADE DE 3SGT FAZER CHOAE COM NÍVEL SUPERIOR, PQ PARA ENTRAR NA ACADEMIA DE BOMBEIROS NAO PRECISA DE NÍVEL SUPERIOR? NA MINHA OPINIÃO PODERIA SER 2 SGT COM CAS AÍ SIM PODER FAZER O CHOAE, E O S SUB TENs COM 5 ANOS NA GRADUAÇÃO,NÍVEL SUPERIOR JÁ IRIAM DIRETO PARA O CHOAE SEM CONCURSO, TEM Q PRIORIZAR A MERITOCRACIA, ESSA POSSIBILIDADE DE 3 SGT FAZER CHOAE É UMA FALSA AJUDA, SÓ VAI DIFICULTAR AINDA MAIS O INGRESSO NO CHOAE, VAI AUMENTAR O NUMERO DE CANDIDATOS E O NÚMERO DE VAGAS NAO AUMENTA. OUTRA PERGUNTA, POR QUE EXISTE TÃO POUCOS OF QOA NA CORPORAÇÃO? VAMOS PENSAR PESSOAL!!!

    ResponderExcluir
  22. Ótimas propostas. Vejo que tem muito antigo aqui que quer ficar na inércia e ser promovido.

    ResponderExcluir
  23. Minha Sugestão é um interstício de 5 anos para o Sub tenente ser promovido a 2°Tenente .
    Hoje temos Subtenente estagnado há 8 anos na graduação.

    ResponderExcluir
  24. Deveria ficar como esta a promoções Curso e tempo de serviço! O que precisa ser feito é respeitar o fluxo das promoções, abrir cursos havendo vagas para Sd, CFC, CFS, CAS e CHOAE COMO TB CCOS Não fazer como canal há do Cel Pedro Marcos. CHOAE é curso de Habilitação por tanto pode ser feito sem previsão de vagas e Sub. Agora os praças com curso Superior deveriam ter um Quadro novo para eles não o CHOAE UM QUADRO TIPO COMPREMENTAR ATÉ TCEL.

    ResponderExcluir
  25. O cara nunca fez um concurso pra se graduar. Não passou nem na prova pra cabo. Vai passar numa prova para o CHOAE? Sem chance, salvo se alguém montar um esqueminha.

    ResponderExcluir
  26. Pessoal, o cara chegar no CHOAE sem fazer concurso não pode rolar! Tem subten na ativa que é semianalfabeto. Só não vou publicar aqui um texto produzido por um 1º Sgt que sai sub no fim do ano porque seria um constrangimento para a corporação.

    ResponderExcluir
  27. O soldado que já tem curso superior vai direto a capitão em seis meses.

    ResponderExcluir
  28. Gostaria de sugerir a publicacão aqui neste canal......Orientações quanto ao acionamento administrativo ou judicial do CMDO DO CBMERJ.....quanto ao preenchimento das vagas em claro de SGT e TEN QOA através do aproveitamento dos reservas do último concurso interno ou da abertura de um novo concurso.......e aproveitamento dos reservas dos últimos concursos de SOLDADO.......obrigado e fica a Dica.....

    ResponderExcluir
  29. cbmerj administração de bosta!!!

    ResponderExcluir
  30. As pessoas passam, mas a instituição fica, do jeito q está não da mais. Carreira única e a solução, com terceiro grau, até pq os oficiais se acham os super inteligentes. O tempo passou não é mais assim, vamos explanar na mídia esse absurdo e ronbo no orçamento q esses gênios vão querer no orçamento do estado. Nossa previdência quebrada e eles querendo inflamar mais ainda as contas públicas. O DEP Daciolo já vem batendo nessa pauta a mto tempo, mas eles são cooperativistas não deixaremos esse golpe de estado q estão articulando pra fazer.

    ResponderExcluir
  31. A pirâmide ta errada só para praças!!!!! Simples falta de concurso para SD!! como pode 50 vagas para a creche do papai todo ano e 180 para SD a cada 3 ou 6 anos!!!!! Essa má e ridícula administração desses coronéis e que fizeram isso!!!! E como pode 389 tenentes-coroneis na corporação e 700 SOLDADOS!!!!!!!!! E a culpa e da pirâmide do praça!!!! Somente o praça!!! Tem q acabar com essa creche do papai sim !!!! Carreira única como diversos estados já fizeram!!! E PASMEM ATE NA PMERJ!!!!! ENQUANTO AKI QUINTAL DE NENÉM DO PAPAI AINDA NISSO!!!

    ResponderExcluir

"O Estado não tem poder algum sobre a palavra, as idéias e as convicções de qualquer cidadão dessa República e de profissionais dos meios de comunicação social." (Ministro Celso de Mello - Supremo Tribunal Federal) - Se identifiquem por gentileza, comentar não é crime!MUITO IMPORTANTE: O foco do movimento é a DIGNIDADE. E é para esse objetivo que o blog existe. Por isso, comentários que não compartilhem do mesmo objetivo poderão ser removidos. Não podemos publicar ofensas! Não insista! Defenda sua ideia ou crítica de forma respeitosa.