domingo, 6 de setembro de 2015

Crise pode levar estados a parcelar salários, inclusive no Rio

Professor de Economia, Paulo Sanguedo diz que atraso de salários “é má administração” (Ururau)

A crise financeira do Rio Grande do Sul, que teve que parcelar o salário do funcionalismo, pode se repetir em outros estados. Segundo reportagem do Diário de Pernambuco, o cenário sombrio foi traçado por quatro dos sete governadores do PMDB, entre eles o do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, durante reunião no Palácio Guanabara, na última quarta-feira.

Na opinião do economista Paulo Sanguedo, a economia vai realmente de mal a pior. “O Brasil como um todo está em uma situação crítica, mas parcelar os salários dos servidores, que é princípio elementar do Direito do Trabalho, é fruto de uma má administração. Um descaso total”, afirmou o professor de Economia.

Ele acredita que a saída para a crise são os ajustes fiscais. “Essa é a proposta do ministro da Fazenda (Joaquim Levy) que, ao meu entender, resolveria os problemas, mas o ministro vem sofrendo boicote por parte do governo. A presidente acha que é economista e quer dirigir a economia do país”, disse Sanguedo, destacando que essa é a pior crise dos últimos 20 anos. “O agravante é que as outras foram temporárias e essa parece que vai durar, pelo menos até 2016”, acrescentou.

O professor afirmou ainda que o economista que diz que vai combater a inflação sem sofrimento não fala a verdade. “Quando se corta gastos e se faz ajustes, o povo é quem senti”.

A crise econômica fez crescer o endividamento dos governos estaduais. O caso mais grave é o do Rio Grande do Sul. O Rio de Janeiro aparece em terceiro lugar na lista dos estados mais endividados. Ele só perde para Minas Gerais. São Paulo ocupa a quarta posição e Alagoas, o quinto lugar.

Na próxima terça-feira os governadores levarão a Brasília uma pauta de propostas para mudanças a médio e longo prazos, centradas nas reformas previdenciária, tributária e trabalhista. Eles se reunirão com o vice-presidente Michel Temer e os presidentes do Senado, Renan Calheiros (AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (RJ).

Pezão estima déficit de R$ 11 bilhões nas contas estaduais em 2016. A previsão inclui todos os gastos, até mesmo o pagamento da dívida. O governo fluminense encerrou 2014 com um rombo de R$ 7,3 bilhões, o maior déficit entre os Estados. Para equilibrar as contas, o governador determinou corte de R$ 4 bilhões em gastos com custeio e pessoal. Ele teve de pedir R$ 6 bilhões ao Tribunal de Justiça para conseguir pagar inativos e aposentados, e o empréstimo – oriundo do Fundo de Depósito Judicial – foi aprovado pela Assembleia no final de março.

FONTE: Diário NF

1. Tenho para mim de que se parcelarem os salários dos servidores do executivo, necessariamente, deverão, tb, parcelar os demais servidores do poder judiciário e legislativo. Porque senão poderemos enfrentar uma revolta generalizada dos servidores do executivo e isso não é bom para a sociedade de bem. Lembrem-se de que esse flagelo, se necessário, deve ser imposto a todos e não apenas para os servidores do executivo. O ideal é que não ocorra esse maldito parcelamento. Espero que as autoridades tenham juízo.

2. Tenho para mim de que se parcelarem os salários dos servidores do executivo, necessariamente, deverão, tb, parcelar os demais servidores do poder judiciário e legislativo. Porque senão poderemos enfrentar uma revolta generalizada dos servidores do executivo e isso não é bom para a sociedade de bem. Lembrem-se de que esse flagelo, se necessário, deve ser imposto a todos e não apenas para os servidores do executivo. O ideal é que não ocorra esse maldito parcelamento. Espero que as autoridades tenham juízo.

3. Simples é só partir para a greve pois depois das eleições a tropa se calou oque houve? Os salários aumentaram ou prog e PROES são suficientes?

4. Nada mais me assusta pois eles Roubaram tanto que o pais ta no fundo do poco...
    Se eu tiver salario eu pago se nao tiver nao pago....Votaram nesses caras agora aguenta.

5. Tendo em vista a crise que assolou o país inteiro, creio que isso seja uma medida a ser adotada em último caso. Até o momento vários ajustes foram feitos, mas não se mexeu no salário. Diante do orçamento que se tem, a busca de novas receitas se torna indispensável, coisa que o governo tem feito, não se pode negar.

6. Aqui no RJ eles mexeram no salários da PM e BM abaixando....porque não poderiam parcelar ? Pensem.....aqui se pode tudo prá sacanear o assalariado com as bençãos do judiciário carioca que é uma farsa.

7. Aqui no RJ eles mexeram no salários da PM e BM abaixando....porque não poderiam parcelar ? Pensem.....aqui se pode tudo prá sacanear o assalariado com as bençãos do judiciário carioca que é uma farsa.