sábado, 12 de setembro de 2015

Expediente é missão ou punição?



Ainda é uma especulação, mas recebemos informes via e-mail de que houve uma reunião de Coronéis sobre a movimentação de militares expediente-prontidão, conforme fotos da apresentação de slides que nos foram enviadas. Tudo indica que haverá mudanças, e todo e qualquer tipo de mudança incomoda, vamos nos atentar e analisar essa nova situação.

A suposta reunião tratou da movimentação de militares do expediente para a prontidão, e aos militares que ficarem no expediente, provavelmente terão um NOVO regime de expediente.


Estamos aguardando o pronunciamento oficial da corporação para nos posicionar....
Porém, já recebemos várias mensagens de sugestões e indagações sobre essa iniciativa da administração. Passaremos a citar algumas delas:
- Seria  parte de um plano de contingência ? 
- Alguns avanços (conquistas e concessões) precisam ser retirados, a exemplo da carreira das Praças,  para demonstrar domínio, controle, comando e/ou poder ?
- A ação serve pra jogar praças contra praças?
- OFICIAIS NO EXPEDIENTE SERIA A SOLUÇÃO ? 

Por mais operacional que a decisão pareça, e mesmo que desproposital e sem intenções e objetivos claros, esse ato terá  desdobramentos e consequências... 
Vamos avaliar, porque o nosso posicionamento deve acontecer a partir da reflexão, transparência e conhecimento. Somente sabendo e reconhecendo os benefícios e malefícios dessa suposta ação, poderemos nos posicionar. 

Estamos recebendo sugestões e você companheiro (a) o que acha dessa proposta ?

Fale conosco: Whatsapp SOS (21) 980294148
Lutar por direitos não é crime !!!

Aguardamos a NOTA OFICIAL...


FONTE: via e-mail

92 comentários:

  1. Fica mais doido para quem está no expediente porém a prontidão está sangrando faz tempo. Não é injusto desde que seja liberado o militar para ir para fileira.
    Ninguém ficando mais de 44 horas semanais, não há covardia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obediência a Constituição do Estado, prontidão e expediente não mais do que 44 horas semanais.

      Excluir
    2. mais uma vez a fileira se sobrecarregando, pois trabalha mais de 44 horas semanais, e não recebe hora extra....

      Excluir
  2. Tem coisas que não entendo, não posso dizer pela capital, mas no meu quartel temos 4 no expediente: 01 sub-cmt que é um subten com mais de 32 anos de serviço, 01 aprovisionador e 02 na sad. O sub não pode sair do expediente...nem o aprovisionador, imagino que vai tirar um da sad e deixar um. Aí vem a pergunta que não quer calar, um bombeiro a mais vai resolver o problema de efetivo? Quem ficar no expediente vai ficar muito prejudicado e o quartel vai lucrar insignificantemente. Ainda mais que o expediente tira serviço para cobrir as brechas na fileira quando aparecem. Na pratica não vejo melhora nessa mudança.
    Outro ponto de vista é que com a escala de hoje, se você pedir voluntário para trabalhar no expediente ninguém quer.Se hoje a maioria prefere trabalhar 24x72 ao invés do expediente imagina com essa mudança?
    Torso para que nosso comando reavalie essa ideia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sair do expediente não vai ser tão fácil, o comando faz o que for melhor pra ele...é a tão famosa ditadura, que está disfarçada de democracia...chupa essa!

      Excluir
  3. Estão previstos 4 ou 5 novos destacamentos do Corpo de Bombeiros e logicamente estes destacamentos demandarão efetivo, o comando do CBMERJ ao inves de convocar e formar novos bombeiros prefere sacrificar o expediente das unidades administrativas com redução de efetivo e aperto das escalas para aqueles q permanecerem, na minha opinião estas medidas podem gerar mais desmotivamento na tropa mas por outro lado tbm concordo que o efetivo das guarnições principalmente dos destacamentos precisam ser reforçados penso que uma solução para essa questão seria o aproveitamento do pessoal do tempo certo para realizar a parte administrativa da corporação e que todos os militares da ativa sejam empregados nas fileiras da corporação ou seja atuando no socorro pois foi para isso q prestaram concurso e não para ficar escondido em seção, aqueles que não quiserem que peçam suas baixas, se for retirado apenas 30 por cento do expediente como foi ventilado os q sairem se sentirão injustiçados agora se todos forem para fileira ninguem podera reclamar. Bombeiro tem q ser Bombeiro doa a quem doer

    ResponderExcluir
  4. Não é punição é adequação. O expediente atualmente em algumas obms cumpre escala dia sim dia não e não concorrem a escala trabalhando 72 horas no mês. E injusto para com a prontidão que além de trabalhar 168horas concorre a escalas extras. Além disso há obms em q vemos um número elevado de militares no expediente e a prontidão cada vez mais minguada..... Não adianta fazer concurso para 10 mil sd's e enfiá-los TDs na sad....

    ResponderExcluir
  5. Acho justo, já que o expediente não tira serviços! Agora vamos ver quem é quem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se tiver militar suficiente para compor o trem de socorro também acho justo...mais se o militar do expediente é obrigado a tirar três serviços, porque os militares dos órgão externos não são obrigados tbm? chupa...

      Excluir
  6. delícia......adoroooo......

    ResponderExcluir
  7. ISSO É VERDADE!!!!. e além disso, estão querendo voltar com a escala de 24X48 para suprir a falta de efetivo com a saída dos subtenentes das turmas de 89 e 90.
    como o estado está falido, não há possibilidade de abrir novo concurso e não vão conseguir pagar o PROG pOR muito tempo.

    então a volta da 24X48 será em breve. a mudança do expediente administrativo foi só o começo.

    Vamos sangrar companheiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 24x48 , simples paguem hora extra.

      Excluir
    2. pela lei são 44 horas semanais...agora quem cumpre a lei? a lei só é cumprida para beneficiar o estado.

      Excluir
  8. Corpo de Bombeiros é da porta do quartel pra fora. Quem quiser PC e ar condicionado, faz TJ, bco do Brasil, Caixa ou então banca academia.... Muito simples....

    ResponderExcluir
  9. ótima ideia, pois tem bombeiros do expediente que só fazem meio expediente de três dias, e ainda acham que a prontidão não faz nada. Acham que por serem 2º sgt, 1º sgt ou sub ten tem direitos. Vamos colocar todos na fileira e aumentar o contingente tão sonhado por todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo vc só está pensando em vc , cuidado que a sua maravilhosa sete duas pode cair para 24x48

      Excluir
    2. quem é o elemento de execução? ninguém pede para o oficial fazer faxina , nem tirar quarto de hora e nem fazer quesito...

      Excluir
  10. vão sobrecarregar ainda mais o expediente?

    ResponderExcluir
  11. Escravizar o expediente é mole... Quero ver resgatarem os mais de 2500 militares adidos à órgãos externos!!! JSF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2.500? Vc está por fora, somando Oficiais e Praças, são 5.000 BMs em órgãos externos, fora as UPAs que deveriam ser preenchidas com funcionários civis da Secretaria de saúde e não Bombeiros.

      Excluir
    2. E é quem trabalha que sustenta essa galera que nunca foi Bombeiro e curte a vida lá fora adoidado ganhando do estado , ganhando lá fora, ficando fora de escalas extras.....uma beleza...Deus vê tudo, o homem só gosta de enganar o outro e pensar em si próprio.

      Excluir
    3. Bom dia Bravo! Vc tem a lista de todos os militares que estão fora da função... Adidos em órgãos externos??? Se tiver, por favor, poste aqui!!! Vamos denunciar!!! JSF

      Excluir
    4. Bom dia Bravo! Vc tem a lista de todos os militares que estão fora da função... Adidos em órgãos externos??? Se tiver, por favor, poste aqui!!! Vamos denunciar!!! JSF

      Excluir
    5. isso ai as autoridades máximas da corporação sabem quem são foi eles que liberaram estes militares, por ordem do chefão maior...

      Excluir
  12. Pessoal acho q o comando tem. q pedir ao Governo abrir concurso, para q seja inaugurado quarteis, pois desse jeito esta apenas tampando o sol com a penera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com a quantidade de militares que tem nos órgãos externo da para abrir uns 50 quarteis, fora os oficiais superiores que podem abanar um carvãozinho também, eles são o nosso exemplo, eles não querem os generais das praças tbm não.

      Excluir
  13. Entrei ontem é sei como funciona, quando ficar apertado, os "antigões" puxarão faca e os recrutas irão para o pior lugar, seja prontidão ou expediente! É mais fácil dar arriada em quem Ta embaixo , de que brigar contra o sistema! Att" Recruta 49 milhão"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vejo isso todo dia, isso é idéia de (antigão=analfa) que pensa que é alguma coisa, e só briga pra baixo, mais ele está preso ao sistema que escravizou a sua mente, tem muitos assim e o pior quando ele quer aparecer para oficial, rir de piadas sem graça, faz chacota com o companheiro, baba ovo...é uma tristeza...

      Excluir
  14. A realidade e jogar Pra cá uns contra os outros pois mesmo com todos sendo beneficiados fazer com que culpem aqueles que estão lutando por melhorias.

    ResponderExcluir
  15. Busquem todos os Oficiais e Praças que estão em órgãos externos ai não vão fazer pois são peixes graúdos com seus padrinhos políticos.Quem vai mexer com o gay Elizangelo que é sobrinho do presidente da Alerjo seu Picianni.Parem de querer taparr o sol com peneira

    ResponderExcluir
  16. Está correndo boatos no 21 GBM sobre a possibilidade de cair a escala para 24 x 48, é hora de ficar-mos atentos porque aos poucos estão tirando tudo de nós. Temos que nos preparar para um possível novo levante no RJ, não por aumentos de salário, mas por garantia de direitos e luta contra a tirania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Movimento ruas já, presente.
      24x48 ou escrotizar o expediente nunca mais.

      Excluir
    2. meu amigo o único guerreiro que tivemos, inteligente, que batia de frente e ainda bate dentro do respeito, manso, humilde e pacífico, foi o Daciolo...esse é o cara. agora pode esperar mais 150 anos para ter outro igual.

      Excluir
  17. Rancheiro sem ajudante e 24hrs(haja coluna p ficar em pé).Ordem absurda não se cumpre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa é certa todos dependem dos rancheiros.Agora quem vai querer ser do rancho.

      Excluir
    2. vc tem peito pra isso? duvido vc e todos os praças ninguém tem peito pra bater de frente com o sistema. que é autoritário.

      Excluir
  18. acho justo diminuir o pessoal do expediente. tem muito bm frouxo trabalhando interno. joga 1/3 na fileira e chamam os peixes adidos. quem é da fileira na fileira e quem é da praia na praia. no meu quartel tem bm da praia na garagem há anos. absurso!!!

    ResponderExcluir
  19. Oficiais no expediente? Não me faça rir...
    Oficial tira 4 exp fora os serviços...
    Responsabilidade de seção, mais de uma até... notificação, IPM, Sindicância...
    Enquanto o praça faz 3x2...
    Antes de publicar, se certifique...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo, mais isto é por um tempo, o oficial após completar dez anos ou menos já pega uma frouxurinha, e o praça leva chicotada nas costas até a reserva...chupa essa! agora fala pra mim, quem mandou não estudar...na realidade (sem Deus no coração) ninguém tá satisfeito com nada...

      Excluir
  20. Sou praça de 79, já se foram 36 anos, e nada deste fatidico dilema ter fim.
    Fui fileira e fui experiente, sei o quanto sofremos com esta deficiência de concursos para praças (Sd) em nossa corporação..
    Parece até que a culpa é nossa (praças) e não dos comandos e governos.
    Quando vamos parar com esta guerrinha ridícula entre expediente e fileira, não nos levará a lugar algum.
    Com todo despeito ao pessoal da fileira (prontidões) são sugados ao máximo, ossos do oficio, pelo menos tem sido nossa realidade ao longo destes anos.
    Mas isto nunca justificou esta rivalidade.
    Como fui e tenho amigos e conhecimento do que vem ocorrendo, toda regra tem exceção.
    O pessoal do expediente são vistos como minados ou protegidos, assim como o pessoal salva vidas (Gmar) foram vistos por muito tempo.
    Nem todo bombeiro do expediente é favorecido por estar lá, muitas das vezes depende do quartel a que serve, de comando.
    Sempre fiz o que me era atribuido nos serviços de expediente, assim como, na prontidão, quando de serviço.
    Muitas vezes, saindo de serviço e tendo que responder o expediente do dia, além de estar no expediente e prontidão ao mesmo tempo.
    Quem me conhece sabe ou lembrará que assumi sim, as duas coisas, sem trazer embaraço para o serviço ou críticas a algum colega.
    Esta guerrinha tem que acabar dentro dos quartéis.
    Algumas coisas realmente têm que mudar.
    Não tem porque abrir vagas todos os anos para a Academia de Bombeiros e anos mais anos se esquecendo de abrir vsgas para soldados.
    Não tem como, se eximir da culpa de liberar este número absurdo de bombeiros em instituições diversas ( estado, municípios e outros).
    Retornar grande parte destes para o interior dos quartéis, seria sim, uma solução mais inteligente e justa de contornar o problema e não sacrificar ainda mais, aqueles que já podem estar no limite.
    Solução mesmo, não precisa ser um especialista no assunto, seria CONCURSO, mas agora tem a crise econômica, falar o que ?
    Meu GRANDE CORPO DE BOMBEIROS!

    Irmãos, JUNTOS SOMOS FORTES.

    Abraço a grande família bombeiro!
    Sgt BM R/R - Brito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha a injustiça aparecendo, vc é um dinossauro que não foi valorizado na caserna, infelizmente os mais espertos, pegaram o cbmerj pra eles, e ficam enganando os militares de hoje com medalhas, elogios, como se isso pagasse suas contas, as injustiças continuam...

      Excluir
  21. Vamos lá!
    Sou do expediente e não vejo problema algum ir para a prontidão até porque sou bombeiro militar, mas deixe esclarecer algumas particularidades.
    Assentamentos, boletins, planilhas, confecção de escalas, requerimentos, quadro e controle de praças, baixados, licenças em OBMs e residências, confecções de partes, ofícios, memorandos, envio de documentação aos CBAs, EMG, OBMs, CPMSO, controle e organização de documentos, controle de aprisionamento além das compras para manter a alimentação em dia, cozinhar, preparar a ceia, cuidar do rancho, controle de combustíveis, de viaturas, laudos e certificados, atendimentos a população, controle dos quesitos e organização dos mesmos, controle do material opercional, controle e distribuição do fardamento além da responsabilidade de buscar, controle e organização dos bens patrimoniais da OBM, mapa da força, confecção do boletin interno diariamente, acompanhamento do BOL da SEDEC e do CBA diariamente para a confecção e transcrição para o BOL interno, acompanhamento de promoções e o envio correto das fichas dos praças para as promoções atentando para as preterições, etc....
    E com certeza não acaba aqui as atribuições de um praça do expediente.
    Portanto, fica claro e evidente que trabalhar 24 horas em que fui treinado e ficar 72 horas sem me preocupar com nenhum tipo de documentação, de envio ou mesmo se publicou ou não seria simples e normal.
    Acho de grande insensibilidade de alguns colegas pensarem que por sermos do expediente não somos bombeiros e nem capacitados, pelo contrário, exercermos as duas funções.
    Agora, a maioria dos praças do expediente são os mais antigos e se vamos para a prontidão que sejam respeitadas as prerrogativas da graduação. Pensem nisso.

    ResponderExcluir
  22. Vamos lá!
    Sou do expediente e não vejo problema algum ir para a prontidão até porque sou bombeiro militar, mas deixe esclarecer algumas particularidades.
    Assentamentos, boletins, planilhas, confecção de escalas, requerimentos, quadro e controle de praças, baixados, licenças em OBMs e residências, confecções de partes, ofícios, memorandos, envio de documentação aos CBAs, EMG, OBMs, CPMSO, controle e organização de documentos, controle de aprisionamento além das compras para manter a alimentação em dia, cozinhar, preparar a ceia, cuidar do rancho, controle de combustíveis, de viaturas, laudos e certificados, atendimentos a população, controle dos quesitos e organização dos mesmos, controle do material opercional, controle e distribuição do fardamento além da responsabilidade de buscar, controle e organização dos bens patrimoniais da OBM, mapa da força, confecção do boletin interno diariamente, acompanhamento do BOL da SEDEC e do CBA diariamente para a confecção e transcrição para o BOL interno, acompanhamento de promoções e o envio correto das fichas dos praças para as promoções atentando para as preterições, etc....
    E com certeza não acaba aqui as atribuições de um praça do expediente.
    Portanto, fica claro e evidente que trabalhar 24 horas em que fui treinado e ficar 72 horas sem me preocupar com nenhum tipo de documentação, de envio ou mesmo se publicou ou não seria simples e normal.
    Acho de grande insensibilidade de alguns colegas pensarem que por sermos do expediente não somos bombeiros e nem capacitados, pelo contrário, exercermos as duas funções.
    Agora, a maioria dos praças do expediente são os mais antigos e se vamos para a prontidão que sejam respeitadas as prerrogativas da graduação. Pensem nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita a sua colocação. Fiquei 15 anos no ABS e estou a 3 no expediente. Todos tem seu valor e sua missão. E pequeno detalhe, para os que não sabem, militares do experiente levam trabalho pra casa!!!!

      Excluir
    2. Muito boa explanação! Não sei porque tanto ódio, de alguns colegas, em relação aos militares do expediente!?
      É triste, ouvir alguns comentários!
      Até concordo em "enxugar o expediente", mas tentar desmerecer os militares do expediente, é complicado. Repensem!!

      Excluir
    3. bombeiro é bombeiro em qualquer lugar , seja no expediente , seja na fileira, mais vai continuar a ser escravizado com esse plano de carreira ridículo...tem que pensar pra cima...que se dane expediente ou fileira, vc vai continuar sendo praça e vai continuar levando chicotada no lombo...

      Excluir
  23. Retorno aqui para me desculpar pelos erros de digitação.
    Experiente = Expediente.
    Despeito = Respeito.

    Comentário de 13 set - 10:50 h

    Espetacular e corretíssimo o comentário de 13 set - 11:34 h.

    Sgt BM R/R - Brito.

    ResponderExcluir
  24. VERDADEIROS BRAVOS,

    NA MAIORIA DOS MUNICÍPIOS SERRANOS DO NOSSO ESTADO, HÁ UMA QUANTIDADE ABSURDA DE OFICIAIS SUPERIORES DO CBMERJ E PMERJ TRABALHANDO NAS PREFEITURAS COM SALÁRIOS DE SECRETÁRIOS E O MAIS ENGRAÇADO E QUE NESSE PERÍODO É COM ÔNUS PARA O ESTADO E NA MAIORIA ELES LEVAM AINDA A FAMÍLIA PARA TRABALHAREM COM ELE. TEM ATÉ CORONEL BM DENTISTA QUE NÃO COLA OS PÉS EM SUA UNIDADE HÁ MAIS DE 04 ANOS. OU SEJA, PERCEBE UM SALÁRIO DE 16.500 E MAIS O SALÁRIO DE SECRETÁRIO. TÊM TAMBÉM 03 CORONÉIS DA PMERJ E SEUS FAMILIARES. SERÁ QUE A OUVIDORIA, CORREGEDORIA E O MINISTÉRIO PÚBLICO SABEM DISSO?! COM TANTO OFICIAIS SUPERIORES DAS DUAS CORPORAÇÕES, ELES ESTÃO EXPORTANDO PARA AS PREFEITURAS MUNICIPAIS E QUEM PAGA O PATO SÃO OS PRAÇAS QUE CONCORREM AS ESCALAS DE PRONTIDÃO. LÁ EM NOVA FRIBURGO POR EXEMPLO TEM: CORONEL DENTISTA TÚLIO, CORONEL BM RRM FIQUEIREDO, DIGA-SE DE PASSAGEM, NÃO PAGA IMPOSTO DE RENDA, DEVIDO TER SAÍDO NO BOL COMANDO GERAL A SUA INCAPACIDADE E COM A OBSERVAÇÃO DE TER ACOMPANHAMENTO DE ENFERMAGEM, DEVIDO A SUA CAPACIDADE NA PERNA. MAS, UM PASSARINHO VERDE ME FALOU, QUE A FÁCIL VÊ-LO SEMPRE PELA AVENIDA ALBERTO BRAUNE CAMINHANDO TRANQUILAMENTE INDO EM DIREÇÃO A PREFEITURA LOCAL JUNTAMENTE COM OUTRO CORONEL BM MARCOS DUÍLIO. AMBOS FUNCIONÁRIOS DA MESMA PREFEITURA. ENQUANTO ISSO...OS 1º E SUBTENENTES COM MAIS DE 20 ANOS CONTINUAM TRABALHANDO E SENDO ENGANADOS COM A ESPERANÇA QUE SERÃO CHAMADOS A CURSAR PARA O CHOAE POR ANTIGUIDADE OU CONCURSO. E NINGUÉM FALA SOBRE A MUDANÇA NA CARREIRA DOS OFICIAIS?! VAI CONTINUAR DO JEITO QUE ESTÁ? ANO QUE VEM DEVEM ENTRAR MAIS DE 145 ALUNOS NA NOVA ACADEMIA, POR COINCIDÊNCIA...SÃO FILHOS, IRMÃOS , ENTEADOS E FILHOS DE AMANTES DOS NOSSOS VALOROSOS OFICIAIS DO CBMERJ...FALÁ SÉRIO !!!PAREM DE MEXER COM O EXPEDIENTE E VALORIZEM OS ANTIGOS QUE AINDA DÃO SUOR, SANGUE E A PRÓPRIA VIDA PARA LEVAR MAIS DIGNIDADE FINANCEIRA A SUA FAMÍLIA. E NO COMANDO GERAL, HÁ UM OFICIAL QUE MORA EM CANTAGALO, E NADA FAZ E NADA VAI FAZER PELOS PRAÇAS DO INTERIOR !!! E SEM SE FALAR DOS PROCESSOS DE ATO DE BRAVURA, QUE NEM SEQUER FORAM VISTOS OU REVISADOS...TEM MILITARES HOJE, QUE JÁ SÃO OFICIAIS, QUE NA ÉPOCA DA ENCHENTE, NEM SEQUER SUJOU BOTA DE LAMA E SIMPLESMENTE ERA CARTA MARCA E FOI PROMOVIDO, LEVANDO UMA GALERA COM ELES....E OUTROS QUE TRABALHARAM E ARRISCARAM SÓ SE FERRARAM...POR NÃO TEREM PADRINHOS NO COMANDO GERAL.

    Sgt Ferreira N. Silva Rrm ( atualmente morando em Friburgo )

    ResponderExcluir
  25. Cel Alcântara meus parabéns pelo excelente comando que vem desempenhando. Escala do expediente tem ser rigora igualmente é pra prontidão.

    ResponderExcluir
  26. SINCERAMENTE PENSO QUE O SERVIÇO ADMINISTRATIVO PODERIA SER TERCEIRIZADO!! BOMBEIRO ATIVIDADE FIM!!! ADMINISTRATIVO SÓ UM OFICIAL COMO CHEFE E ACABOU! BOMBEIRO BAIXOU? HOSPITAL ATÉ RECUPERAR E PODER VOLTAR PRA ATIVIDADE DE BOMBEIRO MILITAR!
    ENFIM REALMENTE É PRECISO ENXUGAR O EXPEDIENTE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente companheiro. é isso!!!!

      Excluir
  27. Eu não sei que ódio é esse com o expediente!!! Escala de 24x48 Já!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Meus amigos , todos têm seu valor. Quem resolverá os problemas de férias, ficha pra promoção, escala, atualização de fichas, assuntos de ordem operacional, taf, tap, ......etc....Pensem antes de falarem besteiras. Não sejamos ignorantes!

    ResponderExcluir
  29. por que será que prontidão tem que trabalhar 48 horas semanais e quem tá no expediente menos da metade? conheço praça que vai tres vezes por semana no quartel o povo fala que fazem menos de 24 horas semanais não fico contando, mais acredito, não se apresenta para educação fisica( não precisa, não é exigido) não faz complementação nenhuma de carga horaria, alegam que tem problemas de saude por isso não é exigido complementação, não podem correr em viaturas, nem ajudar atender um telefone, tirar hora na guarda, e saem do serviço vão direto para outros empregos, conheço vários aqui no interior, essa vantagens todas fazem a galera não querer ir para prontidão, jamais, cada dia que passa aparece sempre alguem alegando que não podem correr em viaturas,expediente é só vantagem, parabéns cel Alcantara dessa vez ta acertando, todo mundo tem que trabalhar igual o salario é o mesmo tem que fazer jus.

    ResponderExcluir
  30. Vi um bm 2014 (!!!) se gabando de até hj só ter tirado 6 serviços.... O cara é SD acabou de entrar e já ta remisso roncando uma asneira dessas.... Deu vontade d meter- lhe a mão na cara! Sub TEN c quase 30 anos d serviço tirando hora e um merda desse folgando sem parar..... Tinha que ser cumprida a determinação publicada em boletim d que estava proibido militares de 2008 em diante no experiente!

    ResponderExcluir
  31. Serviço Administrativo terceirizado, em toda área, isso resolve o problema mais eles os oficiais que estudaram muito o comandante geral não quer. Porque será ?

    ResponderExcluir
  32. É isso , expediente tem que ser de segunda e sexta. sexta até as 13:00.

    tem que diminuir os BMs que estão no expediente.

    tem GBMs e DBMs que expediente nem tira seguer um serviço para ajudar na escala da prontidão.

    ResponderExcluir
  33. Alo Cel. Saraiva: O senhor tem que ver é o expediente do DBM de Mangaratiba...........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não tiram serviço na prontidão. Dois bombeiros já esta de bom tamanho no expediente. De segunda a sexta. Ai sim não precisaram tira serviço na prontidão.

      Excluir
  34. Expediente de Mangaratiba term 4 no expediente e ninguém tira serviço.........

    ResponderExcluir
  35. Sou do expediente e estou adorando a idéia de nunca mais tirar serviço de 24 horas...i. Chupa essa!

    ResponderExcluir
  36. Prontidão nunca mais....o expediente tem que ser de domingo a domingo...adorei

    ResponderExcluir
  37. Só em saber que vou dormir em casa todo dia....vou tirar 50 anos assim....sempre trabalhei todo dia no portuga e adorava...

    ResponderExcluir
  38. Só em saber que vou dormir em casa todo dia....vou tirar 50 anos assim....sempre trabalhei todo dia no portuga e adorava...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por que veio pro CBMERJ então?

      Excluir
    2. isso é zuação, esse cara tá doido pra dar o tempo dele pra ir pra casa..

      Excluir
  39. DIVIDIR PARA CONQUISTAR

    ResponderExcluir
  40. Cel Alcântara sou seu fã, parabéns pela atitude. Expediente tem que cumprir carga horária mensal igual prontidão.

    ResponderExcluir
  41. só uma coisa day-off = escala extra = ano novo, carnaval etc....

    ResponderExcluir
  42. Viram só!
    Conforme eu falei acima.
    Realmente não posso acreditar que existam praças falando tantas asneiras. Separando prontidão de expediente.
    Dizendo que o expediente não trabalha enquanto dormem o dia todo e quando cansam de dormir vão ver televisão e visitar o rancho em horários diversos.
    Dixemos de ser hipócritas...... prontidão não fica 24 horas na rua e tem dia que dependendo da viatura não dão as caras na rua.
    Cel Alcântara tirou o armamento de todos os quarteis transformando a guarda em portaria. Seria legal voltar o pau de fogo, apresentar arma e toco.
    Tirem a prova dos nove procurem nos quarteis os que treinam para as provas profissionais, hi! São os mais novos? Isso mesmo...... feizmente estão com saúde e Graças a Deus, então aproveitar a saúde em sua juventude é um privilégio.
    Não importa onde você presta serviço se na prontidão ou expediente, se concentre no seu trabalho e faça o seu melhor. A verdade é que estão julgando, condenando por conta própria pessoas de bem da prontidão e do expediente, ambas são bombeiros e ai de nós se não existissem as duas certamente o bombeiro estaria fechado.
    Fica um monte de idiota vomitando besteira e vocês acreditam...... vamos se um pouquinho inteligentes e deixar de encarar a possível mudança como uma vingança, se os militares do expediente vão para a prontidao...Sejam Bem vindos! Se ocorrer ao contrário, sejam bem vindos!
    Bla bla bla enquanto isso o Governador ameaça deixar Cel, Maj, Cap, Ten, Sub, 1sgt, 2sgt, 3sgt, cb, sd e recrutas se a segunda parcela so 13° salário.
    Ministro da fazenda prometendo mais impostos, votação para o fim das férias e 13° salario, e vocês aqui com essa rincha idiota que não leva a nada.
    Mas, conforme o comentário acima, tem que terceirizar o expediente. E não vi ninguém perguntar quais serão as empresas e quem serão os donos? Nada! É mais fácil agredir aos colegas.
    Parabéns? Pelo que, por prender chefes de família no bangu 1? Acordem.
    Prestem atenção naquilo que estão lendo primeiro e analisem antes de escrever.

    Lembrem-se
    JUNTOS SOMOS FORTES
    Seja no expediente ou na prontidão.

    Agora farei a melhor pergunta de todas:
    Dos 439.....Todos eram prontidão? TODOS eram expediente? Ou TODOS ERAM BOMBEIROS LUTANDO POR SEUS DIREITOS?

    ResponderExcluir
  43. Sejamos francos: a mais ou menos 3 anos publicou uma determinação que militares de 2008 não poderiam compor o experiente. E o que se vê hj? A esmagadora maioria dos expedientes inchados de d 2008! Dps, que o expediente tiraria 3 servicos/ mês ou 4x semana sem serviço.... Algum bm já viu isso no seu quartel?! Claro que não! Falam tanto d hierarquia e disciplina mas os próprios cmtes não cumprem as determinações publicadas no boletim! Isso está com cara de mais uma pizza! Os caras do expediente tiram prog nos próprios quartéis dentro das seções e ao fim do expediente vão embora e recebem como 24hrs! E se questionados dizem com a cara mais lavada que foram autorizados pelo coronel. São esses safados que tem que vir pro socorro...

    ResponderExcluir
  44. O governo precisa cortar gastos....tem que fechar a ESFAO acabar com todos os cargos que oneram a folha...acabar com o tempo certo...acabar com empresas que prestam serviço para o estado, exemplo marcaçao de consulta....acabar com o abono permanencia...vem muita lenha ai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que acabar com o proeis...que so beneficia banda podre...pois os serviços rem que ser igual pra todo mundo...e outra coisa está lesando os aposentados

      Excluir
  45. Porque não joga esses subtenentes, todos, para o expediente.

    tem muito recruta no expediente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o subten vai brigar, pois ele pensa que é alguma coisa, e vai pegar o recruta na fileira para fazer o serviço dele...plano de carreira único...única solução...o recruta hora será eternamente capacho dos oficiais...o cadete hoje será quem vai te chicotear amanhã...mais essa! ui

      Excluir
  46. O coronel saraiva esta de parabéns; vai acabar com a farra do boi. Esse expediente não fazem o seu papel.

    Você solicita um documento, eles fazem pouco caso para fazer.

    ResponderExcluir
  47. Esse expediente do CBMERJ, é maior mamão com açúcar.

    Tem que trabalhar no expediente os militares que tenham mais de 25 anos de serviço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o militar com mais de 25 anos de serviço era pra ser coronel...mais essa...ui

      Excluir
  48. Coloca os subtenentes para o expediente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente tenho que concordar, o subten está sem função, nada mais justo que colocá-lo no expediente sem tirar serviço...mais tem subten que tem pavor do expediente, chupa essa!

      Excluir
    2. ai vai parar tudo...

      Excluir
  49. Suspender ESFAO, por os 2008 em diante na prontidão e deixar em casa quem tem que estar em casa (ttc) já melhoram operacionalmente e financeiramente sem mexer num tostão. Em vez de 150 alunos oficiais por ano, ponham 150 combatentes! Já houve concurso p motorista, com 3 anos mais o efetivo atual estando onde tem q estar, rápido as coisas entram nos eixos! Já passa de implicância com CFO, é questão de bom senso: conversem com os próprios oficiais, há promoção de capitão travando! Nesse passo, vai ter logo, logo de tenente TB! Não é questão $$$$ é de abrir mão de interesses pessoais e ideologias arcaicas e fazer o que tem q ser feito!

    ResponderExcluir
  50. Tem BMs que só aparece no expediente quando quer.

    tem muito bombeiro novinho no expediente. tem que por todos para a prontidão.

    ResponderExcluir
  51. tem que começar pelo gabinete. Por os motorista para a filheira.

    ResponderExcluir
  52. Tem que cortar o salário dos militares dos órgão externo....eles nao trabalham na corporação tem que ficar sen salario...o militar do expediente tem que tirar serviço e eles....não são militares? Muita mamata....olha ai governador....

    ResponderExcluir
  53. Espera ai!
    As forças armadas estão cumprindo meio expediente por falta de comida e vamos encher a fileira e o expediente?
    Pelo que entendi, vamos reduzir o expediente enviando os bombeiros para a prontidão aumentando certamente a etapa de rancho e os que ficarem no expediente terão que ir todos os dias o que significa o aumento da etapa de rancho todos os dias, então alguém vai dizer, mais o expediente sendo um dia sim e um dia não não é todos os dias? Correto, só que apenas 01 militar cumpre o expediente da sua seção ou mais. Com a nova metodologia de trabalho, além do expediente, vamos ter também o bombeiro novo na prontidão.
    Enquanto as Forças Armadas diminuem o período de militares nos quartéis economizando a comida que diga-se de passagem está com valores absurdamente altíssimos, o CBMERJ quer encher a casa.
    E ainda ficam um monte de gente cobrando a vinda dos adidos em órgãos externos, embora seja o correto, eles não dão gastos as OBMs e são alimentados pelas entidades a que pertencem.
    Concordo com o companheiro acima, meio expediente todos os dias seria uma solução viável de economia, além de economizar a comida, vai economizar a luz ajudando ao comando que através de NOTA do EMG pediu para que todos os militares das OBMs atentassem para o uso correto dos aparelhos elétricos desligando ao sair da sala e já que na parte da tarde não vai haver ninguém a economia será perceptível.
    Mas se a ideia é politica ou projetos sem fundamentação, acredito que de nada vai adiantar, a não ser que seja para enfeitar o pavão, sendo visível um ABT lotado de gente para a população ver, mas o preço desta visão será muita caro e certamente vai onerar ainda mais o estado.
    Vamos ver e torcer para dar tudo certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também ainda tem o alojamento, será que vai ter cama pra todos? ou a bombeirada terá que ficar 24 horas no toco?

      Excluir
  54. Vou pegar minha pipoca...será que alguém quer mudar io esquema corrupto do cbmerj...cabide de emprego, empresas terceirizadas, programas que oneram a folha, arbitrariedades....quando o militar erra vai preso ou expulso e quando o Estado erra? Não da o que é de direito do militar...mais pipoca...

    ResponderExcluir
  55. Se todos tiverem o mesmo pensamento , não vai ter graça. Tem que ter uma pimentinha...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de preferência sentar em cima né zé...

      Excluir

"O Estado não tem poder algum sobre a palavra, as idéias e as convicções de qualquer cidadão dessa República e de profissionais dos meios de comunicação social." (Ministro Celso de Mello - Supremo Tribunal Federal) - Se identifiquem por gentileza, comentar não é crime!MUITO IMPORTANTE: O foco do movimento é a DIGNIDADE. E é para esse objetivo que o blog existe. Por isso, comentários que não compartilhem do mesmo objetivo poderão ser removidos. Não podemos publicar ofensas! Não insista! Defenda sua ideia ou crítica de forma respeitosa.