quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Gato resgatado por bombeiros estava abandonado em apartamento junto com outros 50 animais

RIO - Um vídeo que mostra o resgate de um gatinho que estava do lado de fora de uma janela de um prédio em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, na terça-feira, causou comoção na internet. O bicho, que aparece caindo da janela após as tentativas de um bombeiros de segurá-lo, passa bem, mas não foi o primeiro a tentar fugir. No mesmo dia, os bombeiros foram chamados para resgatar um segundo felino. Segundo os moradores do prédio, mais de 50 gatos e um cachorro foram abandonados dentro de um apartamento há um ano.

De acordo com a sindica Gláucia Lopes, nos últimos 12 meses, cinco gatos já caíram da janela do prédio, que fica na Rua Visconde de Abaeté 109. Um deles teve fraturas múltiplas e foi recolhido pelo morador do primeiro andar, que tratou e ficou com o animal.
— E ela nem dá falta dos animais, são tantos — observou a síndica.

Gláucia disse que a moradora deixou o apartamento há cerca de um ano, após um gato cair e danificar um carro na garagem. O proprietário entrou na Justiça, mas a dona dos animais não compareceu à audiência.
— Ela foi julgada à revelia, e o juiz determinou o bloqueio dos bens. Por isso, ela retirou todos os móveis do apartamento e fugiu deixando os gatos. Só aparece de vez em quando. A última vez que esteve aqui foi no sábado.

O gato que aparece no vídeo foi levado para o quartel do bairro, assim como o outro felino que fugiu no mesmo dia, à noite. Segundo os vizinhos, um terceiro gato, todo branco, também tentou fugir, mas não conseguiu sair pelo buraco da janela.

As imagens foram feitas do playground do prédio pela vizinha de porta do apartamento onde estão os animais, Andréa Lima Damasceno, de 38 anos. Ela reclama do forte cheiro que sente mesmo dentro de sua casa. O piso do corredor do quarto andar já está amarelado, devido à quantidade de urina que, segundo os vizinhos, escorre por baixo da porta trancada:
— Não aguento mais. Cheguei ao meu limite. É muita humilhação. Os animais estão trancados sem alimento e sem água. Eles conseguem pular da janela, porque a rede está toda podre. E o desespero é tanto que eles conseguem fazer buracos na tela. Na terça-feira pedimos para os bombeiros fecharem as janelas. Por isso, o cheiro nesta quarta-feira está menos forte - conta Andréa, que está tentando vender o apartamento, mas não consegue devido ao cheiro.
Ela conta que uma vez a dona dos felinos chegou a soltá-los no corredor. Na ocasião, os bombeiros foram chamados e chegaram a entrar no apartamento. Segundo moradores, eles relataram que há uma quantidade impressionante de sujeira e até um gato morto no local.

De acordo com síndica do prédio, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda) já foram informadas sobre o problema e estiveram no local várias vezes:
— Mas ninguém consegue entrar porque, mesmo quando está em casa, ela não abre a porta. O subsecretário da Sepda disse que precisa de um mandado para entrar no apartamento e que, de qualquer maneira, não tem um abrigo para levar os animais.
Procurada, a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda) afirma que fará uma nova tentativa de resgate dos gatos na sexta-feira, mas precisa que o dono esteja no local. Eles afirmam, no entanto, que caso consigam fazer o resgate, os animais serão levados para a Fazenda Modelo, onde ficarão em quarentena.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: