quinta-feira, 15 de outubro de 2015

ABMERJ é eleita membro do CONSPERJ

A Associação de Bombeiro Militares do Estado do Rio de Janeiro – ABMERJ, participou do processo eleitoral para membros do Conselho de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro – CONSPERJ, e dentre as entidades representativa de militares e da sociedade civil inscritas , que totalizaram 32 intituições, a ABMERJ foi a única Associação representativa de militares eleita.

O CONSPERJ foi formado como objetivo de formular e propor diretrizes para as políticas públicas da segurança. O Consperj é composto por 30 integrantes titulares e 30 suplentes, empossados para um mandato de dois anos. Entre eles, estão representantes do poder público, das instituições representativas da sociedade civil e dos trabalhadores da área de Segurança Pública.

Criado, em 1999, por meio do Decreto Estadual 25.172 de 03 de janeiro e reestruturado pelo Decreto n.º 43.752, de 11 de setembro de 2012, o órgão tem por finalidade formular e propor diretrizes para as políticas públicas voltadas à promoção da segurança, prevenção e controle da violência e da criminalidade em todo território do Estado do Rio de Janeiro.

O Consperj ampliou suas competências, passando a atuar como órgão propositivo na definição de estratégias e diretrizes relacionadas à política de segurança pública estadual. Também é de responsabilidade do Consperj acompanhar a destinação de recursos para o setor, estimular a modernização das instituições de segurança pública e seu desenvolvimento institucional, receber e encaminhar denúncias relacionadas a este campo e articular as pautas presentes nos Conselhos Comunitários e nos Conselhos Municipais de Segurança, de modo que estas possam ser incorporadas a política pública em âmbito estadual.

O Consperj é composto por 30 integrantes titulares e 30 suplentes, empossados para um mandato de dois anos. Eles devem, nesse período, propor estratégias e diretrizes para a política pública de segurança, acompanhar a destinação de recursos para o setor, estimular o desenvolvimento das forças de segurança, bem como receber e encaminhar denúncias relacionadas à sua atuação.

O Conselho de Segurança Pública do Rio de Janeiro (Consperj) tem como missão acompanhar a destinação de recursos para o setor de segurança, estimular a modernização das instituições de segurança pública e seu desenvolvimento institucional. Também é responsabilidade do Consperj receber e encaminhar denúncias relacionadas a este campo e articular as pautas presentes nos Conselhos Comunitários e nos Conselhos Municipais de Segurança, de modo que possam ser incorporadas a política pública em âmbito estadual.

Entre os membros estão o presidente do conselho, José Mariano Beltrame; a vice-presidente, Juliana Barroso; Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Secretaria de Estado de Saúde, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Representantes da Sociedade Civil eleitos, Representantes dos Trabalhadores da Área de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e a ABMERJ, titular Mesac Eflaín, Suplente Cláudio Vinícius.

A ABMERJ espera contribuir com o Conselho, passando a visão que nos cabe representando nossos associados que estão inseridos em diversos níveis da Segurança Pública, e tornar uma via de mão dupla a relação entre o militar e o cidadão, pois só assim conseguiremos saber as necessidades de cada setor, compreender as dificuldades de cada Instituição e construir junto a Sociedade Civil uma trajetória que traga a DIGNIDADE para todos.

Juntos Somos Fortes.
Nem um passo daremos atrás.
Deus está no controle.

Nenhum comentário: