sábado, 24 de outubro de 2015

Fotos captam últimas manobras em onda que afogou surfista experiente

Fabrício Santos, reanimado por guarda-vida, está internado em estado grave.
Caso, em Arraial do Cabo, RJ, gerou comoção nas redes sociais.



Fabrício parecia dominar a onda antes de cair e se afogar (Foto: Arquivo pessoal/Jorge Porto)

Uma sequência de fotos captou as últimas manobras de um surfista experiente na onda que o derrubou e causou seu afogamento na Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. Fabrício Santos, conhecido como 'Cheiroso', precisou ser reanimado pelo guarda-vida e está internado, desde o dia 18 de outubro, em estado grave no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo (RJ). O fato gerou comoção nas redes sociais, e amigos do atleta postam mensagens de incentivo na sua página. 


Fabrício Santos tem mais de dez anos de surfe
(Foto: Reprodução/ Facebook)

O fotógrafo de surfe, Jorge Porto, conta que, no momento em que o acidente ocorreu, sua câmera estava com um amigo, que registrou a sequência de manobras na onda que derrubou o surfista.

Jorge, ao se dar conta do que tinha ocorrido, começou a fotografar o resgate, antes de saber que o surfista era seu amigo, com mais de 10 anos de experiência nas ondas.


Surfista foi resgatado dentro da água (Foto: Jorge Porto/ DodySurf)

"Jamais a gente ia esperar acontecer com ele. A gente imaginava que era uma pessoa de fora, que não sabe surfar bem. Nem imaginava quem era, aí me deu uma coisa 'vou ali na escada ver quem é' e quando cheguei, não acreditei que era ele. Se tem uma pessoa que a gente não imaginava nunca de se afogar era ele".


Banhistas se mobilizaram para acompanhar o
salvamento (Foto: Jorge Porto/ DodySurf)

Segundo o fotógrafo, o dia estava com ondas de até 2,5 m. Ele conta que Fabrício vinha na onda e, quando chegou mais perto da areia, caiu.

"Ele tava pegando altas ondas nesse dia. Veio lá de trás da pedra na onda. Quando chegou na beira, a onda fechou mais e ele vacou [caiu]. Só que ele não caiu legal, deve ter batido com a cabeça na areia", concluiu.

As imagens mostram a equipe de guarda-vidas fazendo o salvamento e, de acordo com o fotógrafo que presenciou a ação, Fabrício chegou a ficar 2 minutos desacordado. Sem conseguir vaga na região, ele foi levado para o Hospital Estadual Alberto Torres.

Apesar do estado grave, a direção do Hospital informou que Fabrício está internado em um leito de terapia intensiva com quadro estável, mas sem previsão de alta.


Surfista chegou a ficar dois minutos desacordado (Foto: Jorge Porto/ DodySurf)

Comoção
Nas redes sociais, amigos do esportista e surfistas postaram mensagens de incentivo à recuperação de Fabrício, como: "Melhoras gato, Deus está contigo. Você vai sair dessa com fé. Estou aqui na corrente pra ti", "Força meu amigo, Deus é contigo...", "vai dar tudo certo irmão". 

O surfista profissional, Matheus Faria, estava na praia no momento do acidente. Ele explica que o mar pedia cautela até mesmo para os mais experientes. 

"O mar estava grande e todo mundo surfando meio tenso, não só pelas ondas mais também pelo crowd [quando há muita gente na água], acho que ele não teve noção do tamanho da onda e acabou extrapolando um pouco seus limites", finalizou.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O Estado não tem poder algum sobre a palavra, as idéias e as convicções de qualquer cidadão dessa República e de profissionais dos meios de comunicação social." (Ministro Celso de Mello - Supremo Tribunal Federal) - Se identifiquem por gentileza, comentar não é crime!MUITO IMPORTANTE: O foco do movimento é a DIGNIDADE. E é para esse objetivo que o blog existe. Por isso, comentários que não compartilhem do mesmo objetivo poderão ser removidos. Não podemos publicar ofensas! Não insista! Defenda sua ideia ou crítica de forma respeitosa.