quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Corpo de Bombeiros RJ inicia Operação Verão nesta quarta-feira

Drone salva-vida é a novidade desta edição

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro inicia nesta quarta-feira (23.12), às 8 horas, a Operação Verão 2016 em todas as praias do Estado. A grande novidade desta edição é o uso experimental de um drone equipado com boia salva vida, que agiliza o salvamento de pessoas em perigo de afogamento. O drone será operado, inicialmente, na Praia de Copacabana, local de alta frequência de banhistas. Os militares farão uma demonstração do equipamento em um salvamento simulado, às 8 horas, no Posto 2, onde está montada uma torre de operação do dispositivo.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio, coronel Ronaldo Alcântara, os militares estão treinados e preparados para a segurança dos banhistas e contam com ferramentas e equipamentos que podem fazer a diferença durante um socorro.

- O drone leva a boia e localiza a posição exata de uma vítima com a ajuda de uma câmera onboard e, em seguida, solta a boia. Dessa forma, a pessoa pode se manter à tona enquanto espera pela equipe de resgate até um local seguro – explica o comandante.

Reforço no Efetivo - A população contará ainda, até março, com um reforço de 50% no efetivo de guarda-vidas diariamente. Cerca de 900 militares qualificados atuarão na orla de todo o Estado, se revezando na atividade. Para isso, receberão uma gratificação de R$ 1 mil mensais durante o período.

Os salvamentos contam também com jet-skys, botes aquáticos, lanchas e aeronaves.

- A chegada da estação favorece o aumento do número de banhistas e é fundamental seguir as orientações e placas dispostas pelos guarda-vidas para que afogamentos sejam evitados. A primeira recomendação é buscar um local seguro para o lazer. O mar é imprevisível e autoconfiança demais pode ser um grande erro - alerta o comandante de Salvamentos Marítimos, coronel Marcelo Pinheiro.

FONTE: CBMERJ

1. cabo frio ta precisando de um posto movel desse na secretaria.

2. Será que esse brinquedinho vai tirar o afogado do fundo? Parem de brincadeira! Salvar vidas é coisa séria

3. Tá de brincadeira só em desenho que isso funciona.cade os helicópteros . O GMar não ê brinquedo de diversão não é a vera.Aposto que quem entubou essa deve ser um afogado.

4. Tá de brincadeira só em desenho que isso funciona.cade os helicópteros . O GMar não ê brinquedo de diversão não é a vera.Aposto que quem entubou essa deve ser um afogado.