quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Tudo incerto no Reino de Cabral

Governo não garante que os salários de dezembro saiam em data marcada

Justificativa é a mesma: não há como prever se a arrecadação será suficiente para bancar todas as despesas

Fernando Molica
Rio - O governo estadual adiou para o sétimo dia útil de cada mês o pagamento do funcionalismo, mas não tem como garantir que os salários de dezembro sairão na data marcada, 12 de janeiro. A justificativa é a mesma: não há como prever se a arrecadação será suficiente para bancar todas as despesas.
A crise na saúde fez com que os esforços se concentrassem na obtenção de recursos que permitissem a reabertura de hospitais e de UPAs. Agora, governo vai passar a cuidar dos salários, aposentadorias e pensões.
Elite
Beneficiados por liminar que garante o pagamento de seus salários até o dia 30, magistrados e funcionários do Poder Judiciário formam uma elite no funcionalismo. Tabela disponível no site do Tribunal de Justiça mostra que a média de vencimentos brutos (salários mais vantagens) de juízes e desembargadores chegou, no mês passado, a R$ 44.900. O valor líquido médio foi de R$ 32.500.

Penduricalhos
Os vencimentos dos magistrados incluem vantagens como auxílios moradia, alimentação, educação e pré-escolar — em média, esses benefícios representaram R$ 7.900 a mais no salário de cada um deles.

Bons salários
Os serventuários recebem menos, mas é grande a lista dos que embolsam mais de R$ 10 mil por mês.

Grana 1
O governo tem muitos débitos com Organizações Sociais que administram hospitais e UPAs, mas uma boa grana foi repassada a essas organizações em 2015.

Grana 2
Renovado em março, o contrato com a Pró-Saúde, que cuida do Hospital Getúlio Vargas, prevê, nos 12 primeiros meses pagamento de R$ 256 milhões. Dados do site do governo mostram que, até agora, a OS já embolsou R$ 188,955 milhões.

Conselho desprezado
Felipe Peixoto, que deixará a Secretaria de Saúde em meio à maior crise da rede, não ouviu o conselho do presidente de seu partido, o PDT. Contrário à decisão de Peixoto de assumir o cargo, Carlos Lupi fez um alerta: “Na melhor hipótese, secretário de Saúde deixa o cargo vaiado; na pior, sai preso.”

Briga pela liderança
Leonardo Picciani decidiu que, em fevereiro, vai disputar a reeleição para a liderança da bancada do PMDB. Não quer nem comentar a hipótese de tentar a presidência da Câmara — esta eleição só ocorrerá se Eduardo Cunha renunciar ou for afastado.

1. Praca de 79 da Reserva24 de dezembro de 2015 15:37

Sei que o que vou dizer aqui nao vai ter nenhuma repwrcursão.
    Todos os trabalhadores, por lei recebem seus Vencimentos no máximo até o quinto dia útil.
    Mas nós Servidores Públicos Estadual, por decisão do Governador desidiu que, iremos receber nossos Vencimentos, não mais no primeiro e segundo dia útil do mês, por problemas financeiros do Estado.
    A culpa não é nossa, pois nossas obrigações a cumprimos dodos os meses, pagando nossos impostos e descontando pra Previďência do Estado, sem atrasar um mês
    Agora com tal determinação do governador, nosso oagamento passa pro 7° dia útil de cada mês.
    Ai eu pergunto: Isso é certo? A Lei o ampara pra ele tomar tal decisão? Ou os Funcionáros Públicos não são Trabalhadores, pois a CLT é bem clara, quanto o último dia pra se fazer o pagamento dos Vencimento. Sem dizer que quanto ao 13°, o prazo é até o dia 20, e fomos receber fepois do dia 22.
    Caďê as Associações com seu Departamento Jurídico que em momento algum se pronunciaram, não orientou seus associados quanto as arbitrariedades por parte do governo. Sentou-se a mesa de reunião com o governo pra ouvir mentiras e mais mentiras e não nos trouxe nenhuma novidade.
    Só quero ver, qual vai ser o indice que ele vai calcular o teajuste de 2016, sendo que a Inflação acumulado ta em 11%.

2. Praca de 79 da Reserva24 de dezembro de 2015 15:37

3. Praca de 79 da Reserva24 de dezembro de 2015 15:38

Com a palavra as Associações.

4. Alguém sabe dizer se foi incluído no orçamento de 2016 a incorporação de parte da gratificação ao nosso soldo?