domingo, 24 de janeiro de 2016

Bombeiros do Méier ganham prêmio de melhor atuação do mundo

MILITARES FORAM RECONHECIDOS PELO COMBATE A INCÊNDIO EM SHOPPING

Pelo segundo ano consecutivo, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, representado pelos militares do Méier, ganhou o prêmio Conrad Dietrich Magirus. A premiação elegeu as melhores atuações de equipes de bombeiros do mundo e, na edição 2015, os brasileiros saíram na frente de outras 10 corporações. O prêmio foi entregue na sexta-feira (22.1), na Alemanha.

A ocorrência que rendeu o prêmio para o grupo foi o combate ao incêndio no Shopping Nova América, na Zona Norte do Rio, no dia 16 de fevereiro do ano passado.

Com 400 lojas em funcionamento, duas praças de alimentação, um centro empresarial e um campus universitário, o empreendimento fica a quatro quilômetros do quartel. Graças à agilidade e eficiência das equipes de salvamento, combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar, não houve vítimas fatais e o shopping foi reaberto três dias depois do acidente. Cerca de 100 militares participaram da operação, com o apoio de 30 viaturas e dois helicópteros, pela primeira vez utilizados em área urbana. Em 2014, o 2º GBM venceu o Conrad Dietrich Magirus pela atuação no resgate de vítimas após a queda de uma passarela na Linha Amarela, em 28 de janeiro de 2014.

Para o comandante do 2º GBM, no Méier, coronel Cláudio Nicacio, é muito gratificante ter o trabalho reconhecido, mas o mais importante é saber que a missão foi cumprida e que nenhuma vida foi perdida.

– Estamos muito orgulhosos em poder representar a nossa instituição e nos sobressair perante profissionais conceituados como australianos, americanos e austríacos, por exemplo. Os militares agora vão se preparar para a viagem a Nova Iorque, que faz parte da premiação. Lá, os militares terão a oportunidade de conhecer o trabalho dos bombeiros americanos e trocar experiências – disse o comandante.

Os militares concorreram com os seguintes grupos:

Austrália: Resgate de seis pessoas em montanha russa em parque de diversões, em Queensland
Áustria: Incêndio em depósito de materiais plásticos, em Wildon
Áustria: Resgate de 27 pessoas em prédio residencial em chamas, em Braunau Am Inn
Brasil: Incêndio nos tanques de depósito de combustíveis, em Santos
Chile: Colisão de carro em poste de luz, em Talcahuano
França: Queda de avião, nos Alpes Franceses
Hungria: Incêndio em um depósito, em Budapeste
Irã: Explosão de tanques de gás industrial e doméstico na Companhia Orsa Gas, em Isfahã
República Tcheca: Incêndio em um depósito de tecido, em Praga
Turquia: Explosão de um tanque de solvente, em Istambu

FONTE: Sou Méier

1. A verdade que o bombeiro carioca é o diferencial neste estado, imaginem sem o serviço pré hospitalar, os resgates diversos, os guardas vidas, hj existe vários locais com brigadas de incêndio, mais quem resolve mesmo e o bombeiro militar que coloca sempre suas vidas em risco pelo o próximo, a dignidade que essa corporação precisa é o reconhecimento por muitos comandantes e principalmente pelos nossos governantes, pois precisamos levar o pão nosso de cada dia para casa, pq se não fariamos sem cobrar que esse e um dom dos bombeiros, fomos escolhidos por DEUS.

2. Parabéns cel. Nicácio e toda a tropa do Méier que sempre foi conhecida como a mais combatente do Rio