quinta-feira, 28 de abril de 2016

Estado começa a quitar aposentadoria

Aposentados e pensionistas do Estado do Rio que recebem pelo Banco Bradesco começaram a receber ontem os benefícios de março, por volta das 20h30. Quem optou pela portabilidade terá os vencimentos depositados hoje. É o possível fim de um tormento que tomou a rotina de 137 mil segurados do Rioprevidência, que não tiveram dinheiro para custear nem mesmo as necessidades mais básicas. O governo anunciou no último dia 13 que os benefícios de março de aposentados e pensionistas seriam pagos somente em 12 de maio e não em 14 de abril. Nos corredores do Palácio Guanabara já se fala que todas as remunerações de abril serão parceladas. Desta vez, ativos, aposentados e pensionistas receberiam uma parcela dia 13 de maio e outra em data ainda não definida. Também já estaria em avaliação qual faixa de corte.

GERENTE É PRESA
Ontem à tarde uma gerente do Banco do Brasil foi presa e encaminhada para a 5ª DP (Gomes Freire) por desobedecer a ordem judicial de arresto das contas do estado. Segundo o Tribunal de Justiça do Rio, a funcionária alegou que não tinha autorização da sede do banco para concluir o arresto. O BB informou que cumpriu a ordem judicial e transferiu os recursos ontem. A gerente foi liberada.

IDA FRUSTRADA
Sérgio Roberto Oliveira, 55 anos, subtenente aposentado do Corpo de Bombeiros, morador de Mangaratiba, esteve ontem perto do meio-dia no Bradesco e viu que o depósito não foi feito. “Se os governantes não respeitam nem ordem judicial, o que esperar deles em relação a nós aposentados? Por ainda acreditar na Justiça fui ao banco. Ilusão”, diz.

ORIENTAÇÃO ÀS 8H
O Banco Bradesco informou à coluna que começou ontem a processar a folha de pagamento dos servidores do Estado do Rio de Janeiro. Em nota, informou que o banco terá uma estrutura de atendimento especial hoje partir das 8 horas com funcionários nas salas de autoatendimento da rede de agências, para auxiliar os segurados com dúvidas.

ENVIO DE ARQUIVO
Ontem, a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão encaminhou ao Banco Bradesco o arquivo com os créditos bancários para o pagamento de 137 mil aposentados e pensionistas que recebem mais de R$ 2 mil líquidos. Os valores foram arrestados pela Justiça em contas do Estado do Rio.

TOTAL DE CRÉDITOS
De acordo com a pasta, muitos aposentados e pensionistas também pagam pensões alimentícias e, portanto, são 142.597 créditos bancários, sendo 109.543 de inativos e 33.054 de pensionistas. O valor é de R$ 645,1 milhões, sendo R$ 475,4 milhões referentes aos inativos e R$ 169,6 milhões aos pensionistas.

PROPOSTAS AO SEPE
A Secretaria Estadual de Educação apresentou ontem novas propostas ao Sepe. Será publicado decreto abonando para todos os fins as greves ocorridas entre 1993 e 2016. A partir de 2017 as disciplinas de Filosofia e Sociologia passam a ter dois tempos no 1º ano. Administrativos terão a chance de trabalhar 30 horas semanais.

DIREÇÃO DE ESCOLA
De acordo com a pasta, está na Alerj e em votação um projeto de lei que permitirá que a escolha do diretor de unidade escolar seja pelo voto da comunidade (professores, pais e alunos). Também será implementado o pedido de um professor por escola. Atualmente 91% dos docentes estão enquadrados neste perfil.

FONTE: O DIA

Nenhum comentário: