domingo, 24 de abril de 2016

PARABÉNS A TODOS...

Na madrugada de ontem(21), dia da trágedia na ciclovia de São Conrado, estava de serviço no 2º GMAR, quando por volta das 00:30 entrou um pedido de socorro para apoiar um salvamento em andamento, de um pescador que tinha caído das pedras na localidade do Roncador entre a Macumba e a Prainha.

Chegando no local haviam algumas viaturas do bombeiro e um bote do GBS posicionado para entrar pelo canal, pois o pescador estava desgarrado com um bombeiro do GBS, o CB Wagner, a mais ou menos uns 300 m da boca do Roncador, com uma boia luminosa. O cenário estava horroroso! Devido ao mar estar subindo desde o dia anterior e como o pescador já estava muito longe desgarrado com o bombeiro, eu e o Sub Ten Serginho (13113/90), decidimos não arriscar a equipe e entrar pelo mar da Macumba. Entramos no mar próximo ao canal da Macumba, a noite e sem visibilidade nenhuma devido a neblina. Conseguimos varar o mar e fomos em direção ao oceano em busca da vítima. Perdemos a visão da bóia luminosa e depois de algum tempo achamos o pescador (um jovem de 22 anos onde o seu filho estava completando 2 anos) e o CB Wagner. Para nossa surpresa o Cb Wagner trabalhava no GBS mas tinha feito o CSMAR (curso de salvamento no mar). O mesmo encontrava-se somente de calça de prontidão, camisa vermelha, sem nadadeira e havia levado um colete salva-vidas onde serviu de flutuação para os dois. Devido a água estar gelada, a vítima encontrava-se em início de hipotermia. Depois de descansarmos um pouco começamos a rebocar a vítima em direção a Prainha, para sairmos do mar. Depois de muito tempo chegamos na linha da arrebentação e verificamos que o mar tinha subido mais ainda e devido a vítima estar muito debilitada, não tinha condições de sobreviver as ondas. Resolvemos voltar para alto mar e esperar amanhecer e ser resgatado pelo jet ou o águia...não tinha mais o que fazer...

Foi quando por volta das 4:00 da manhã apareceu a L11, a lancha do bombeiro, que mesmo com a mar em péssimas condições, saiu de Botafogo e veio em nosso socorro. Houve dificuldade de embarcar pois o mestre não conseguia posicionar a lancha como queria devido ao mar agitado. Um GV que estava na lancha se jogou ao mar e o outro lançou uma boia salva-vidas, onde fomos pescados. Depois de todo mundo embarcado a vítima foi atendida pelo enfermeiro e fomos para Botafogo com o mestre da lancha pilotando através dos equipamentos pois a visibilidade era muito ruim.

Detalhes do socorro:

- Presença muito forte de Deus do começo ao fim. Todos os passos e decisões foram Dele. Só o ser humano não dá!

- A bóia luminosa que foi o equipamento que possibilitou achar a vítima e o CB Wagner, FOI ACHADA dento d'água logo assim que se atirou ao mar para o salvamento (DEUS).

- A equipe que ficou em terra foi fundametal;

- A equipe tentando entrar de bote foi impressionante!

- A lancha do bombeiro, a L11 e sua tripulação altamente profissional, foram decisivos pois a vítima não estava mais suportando a água gelada e teríamos que esperar amanhecer. A lancha é bonita demais!

Num local extremamente perigoso como o Roncador, onde as estatísticas apontam pouquíssimas chances de sobrevivência para quem cai ali, esse jovem pescador ganhou mais uma chance. Que aproveite! Ele disse que nunca mais vai pescar...

GV REINALDO FERREIRA

3 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar todos os profissionais empenhados neste socorro no limite da forca, técnica e materiais empenhados. Parabéns meus amigos do zero. Mestres, marinheiros e gvs totalmente envolvidos com o serviço capitaneados no dia a dia pelo cap Leonardo e comandados pelo TC amadeu

    Responder

    ResponderExcluir
  2. A minha continência, meu orgulho dos senhores e o meu agradecimento. Todos tem seus valores e são imprencidiveis. Mas algumas corporações são feitas de abnegados heróis como os BM. Fui as lágrimas com o relato, imagino no campo de batalha. Parabéns e glórias a Deus por existirem profissionais seletos, competentes que no árduo cumprimento da missão não pensam em nenhuma vantagem se não em salvar vidas! '' ... E teu pai que vê em secreto de recompensará! Mateus cap. 06 v.03 e 04. Avante herois!!! Vidas a salvar!!! PMMG.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns heróis de verdade.....

    ResponderExcluir

"O Estado não tem poder algum sobre a palavra, as idéias e as convicções de qualquer cidadão dessa República e de profissionais dos meios de comunicação social." (Ministro Celso de Mello - Supremo Tribunal Federal) - Se identifiquem por gentileza, comentar não é crime!MUITO IMPORTANTE: O foco do movimento é a DIGNIDADE. E é para esse objetivo que o blog existe. Por isso, comentários que não compartilhem do mesmo objetivo poderão ser removidos. Não podemos publicar ofensas! Não insista! Defenda sua ideia ou crítica de forma respeitosa.