quarta-feira, 11 de maio de 2016

Decisão de pagamento deve sair hoje

O governo deve divulgar hoje se vai conseguir pagar a remuneração de 460 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas. O prazo oficial é até esta sexta-feira. Hoje será possível saber o que poderá ser pago e o martelo será batido até amanhã. Ontem, a Secretaria de Fazenda foi oficialmente questionada pela Defensoria Pública sobre a data de pagamento.

A equipe econômica do estado se reúne hoje, às 9h30, com integrantes do Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (Muspe) na Secretaria de Fazenda. Advogado da Federação das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado do Rio (Fasp), Carlos Henrique Jund voltou a defender que o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, reconsidere a decisão que suspendeu a liminar que garantia o arresto para efetuar o pagamento de abril.

COMPREENSÃO
O Sindsprev-RJ participou de novo encontro com o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior. Segundo dirigentes sindicais, o titular da pasta informou que compreende a situação dos servidores do setor, mas que não poderia se comprometer em atender todos os itens da pauta que foram apresentados pelo funcionalismo.

GARANTIA DE AUMENTO
De acordo com lideranças, a promessa de Luiz Antônio é defender a concessão do vale-transporte e o cumprimento do acordo de greve de 2014, que prevê um reajuste de 6% sobre o vencimento-base, a ser aplicado em junho deste ano. Inicialmente, não há expectativa no governo de não pagar os reajustes aprovados naquele ano.

PARTICIPAÇÃO EFETIVA
O Conselho de Administração (Conad) da Geap tomou uma decisão que vai permitir a participação mais efetiva dos beneficiários do plano nas decisões e rumos da instituição, segundo a Condsef. A presidência do conselho será exercida por um dos conselheiros das entidades que representam os beneficiários dos planos.

VOTO DE DESEMPATE
De acordo com a Condsef, em termos práticos, nas decisões em que o consenso não for possível entre os membros do colegiado, o interesse do beneficiário terá um peso diferenciado (o chamado voto de desempate). Foi esse dispositivo que possibilitou a aprovação do aumento acima da inflação.

REVISÃO DE AUMENTO
Na reunião foi assumido compromisso de rever, até julho, a decisão que impôs aumento de 37,5% ao plano. As decisões do Conad tentam não prejudicar usuários, já que são eles responsáveis por arcar com mais de 70% dos recursos financeiros que mantêm a Geap, plano de autogestão que atende a maioria dos servidores federais.

PRESIDENTE E VICE
Para ratificar a mudança no estatuto, os conselheiros Irineu Messias de Araújo (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social) e Luiz Carlos Braga (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal) foram então eleitos pelos demais membros do colegiado como presidente e vice-presidente, respectivamente.

FONTE: O DIA

Nenhum comentário: