Previsão do tempo:
Tempo negro.
Temperatura sufocante.
O ar está irrespirável.
O país está sendo varrido por fortes ventos.
Máx.: 38º, em Brasília.Mín.:5º, nas Laranjeiras.

domingo, 29 de maio de 2016

Estado do Rio ‘descobre’ mais de dez mil novos funcionários

O secretário de Fazenda, Julio Bueno, monitora a responsabilidade fiscal

Uma situação em especial pode dizer muito sobre a crise em que se encontra o governo do Rio. A Secretaria estadual de Planejamento e Gestão, após alterar sua “metodologia” de apuração e cálculo da folha de pagamento do funcionalismo, contabilizou que existem mais dez mil servidores nos quadros que eram ignorados. O mágico aumento do total de funcionários foi quantificado após a divulgação, na última segunda-feira, dos “Cadernos de Recursos Humanos” de fevereiro, março e abril.

Em janeiro, ainda com a metologia antiga, havia 462.092 servidores entre ativos, aposentados e pensionistas. Em fevereiro, já com a nova contabilidade, a conta passou para 474.383 matrículas. Um grupo de 12.291 servidores entrou nos quadros do Estado de um mês para o outro. Em abril, o número caiu para 472.454, o que manteve o aumento de pessoal em mais de dez mil funcionários.

A Associação dos Analistas da Fazenda do Rio (Anaferj) levantou os dados após fazer um estudo dos cadernos. Segundo a associação, o fato levanta dúvidas sobre a competência de quem gere o Estado.

— Identificamos que um exército aparece nas contas. A grande pergunta é se o governo sabe realmente quantos servidores tem em seu quadro — disse Nelson Antunes, diretor da Anaferj.

Em nota, a Secretaria de Planejamento e Gestão justificou a “nova metodologia na contagem de vínculos”. O caderno, agora, passou a contabilizar os servidores afastados de suas funções.

FONTE: EXTRA