quarta-feira, 29 de junho de 2016

Parcelamento de contas de serviços básicos cresce até 58% no Rio


Na Ampla, a negociação pode ser feita em uma das agências 

O índice de parcelamento de contas em atraso em concessionárias de serviços públicos disparou este ano em relação ao anterior. Na Ampla — que atende 66 municípios do estado do Rio —, houve um crescimento de 58% na procura pela renegociação de contas de luz em atraso, de janeiro a maio de 2016, comparado ao mesmo período do ano passado. Na CEG, que fornece gás canalizado para a capital fluminense, a procura no mês passado foi 46,5% maior do que a registrada em maio de 2015: o número de parcelamentos de faturas passou de 314 para 460 transações.

No caso das contas de água, a Cedae informou que a quantidade de parcelamentos de consumidores da Região Metropolitana do Rio se manteve praticamente estável. Nos cinco primeiros meses do ano, foram 7.342 solicitações contra 7.353 no mesmo período de 2015. No interior do estado, houve queda de 7,5% na procura, na mesma comparação.

Os pedidos de parcelamento mostram a tentativa dos consumidores de evitar a inclusão de seus nomes em cadastros de devedores. Segundo Flávio Calife, economista da Boa Vista SCPC, a inadimplência com as contas básicas de consumo cresceu este ano:

— Subiu não só por conta do endividamento, mas porque, com a participação maior dessas contas nas despesas, o orçamento da família diminuiu.

Light, Oi e NET não forneceram os dados solicitados pelo EXTRA.

COMO PEDIR O PAGAMENTO EM PARCELAS

Ampla

A Ampla parcela contas com atrasos superiores a 30 dias. A entrada e a quantidade de parcelas variam em função do tempo de vencimento da fatura. Os parcelamentos são feitos nas lojas de atendimento e pelo 0800-280-0120 (neste caso, para dívidas de até R$ 2.500).

Light

É preciso ter, pelo menos, duas contas não pagas, totalizando até R$ 2 mil, para o titular poder solicitar o parcelamento, que é concedido mediante o pagamento de um sinal, com o restante quitado em até 12 vezes. O pedido é feito pelo site agenciavirtual.light.com.br.

NET

Clientes com faturas atrasadas a partir de 15 dias podem solicitar a negociação das contas em aberto. As condições do parcelamento dependem de cada caso.

Cedae

O parcelamento pode ser solicitado por qualquer cliente. Os valores históricos são corrigidos pela UFIR, mais multa de 2% sobre o total da dívida. Para os consumidores com tarifa social, há apenas multa de 2% pelo atraso.

CEG

Para fazer o parcelamento, o cliente deve comparecer a uma das agências de atendimento, listadas no site www.gasnaturalfenosa.com.br, ou telefonar para 0800-024-7766. É preciso apresentar a carteira de identidade, o CPF e o contrato ou a escritura.

Oi

As negociações são feitas pela central de atendimento 1057.

FONTE: EXTRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O Estado não tem poder algum sobre a palavra, as idéias e as convicções de qualquer cidadão dessa República e de profissionais dos meios de comunicação social." (Ministro Celso de Mello - Supremo Tribunal Federal) - Se identifiquem por gentileza, comentar não é crime!MUITO IMPORTANTE: O foco do movimento é a DIGNIDADE. E é para esse objetivo que o blog existe. Por isso, comentários que não compartilhem do mesmo objetivo poderão ser removidos. Não podemos publicar ofensas! Não insista! Defenda sua ideia ou crítica de forma respeitosa.