quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Teste revela bancos que deixaram de dar consignado a aposentado do INSS e servidor


Banco Bradesco: instituição afirma que continua a conceder empréstimos a servidores 

O número de bancos que deixaram de conceder empréstimos consignados a aposentados por invalidez do INSS com menos de 60 anos e a servidores do Estado do Rio não para de crescer. O motivo, no primeiro caso, é o pente-fino que o instituto vem fazendo nos benefícios por incapacidade da Previdência Social (se os pagamentos forem suspensos após novas perícias médicas, não haverá mais como descontar as parcelas mensais). No caso do funcionalismo, as restrições acontecem pelo calotes do estado, que não repassa aos bancos os valores descontados dos funcionários públicos.

O EXTRA procurou diversas instituições para saber como anda a liberação de crédito para as duas categorias. Para os aposentados por invalidez do INSS, bancos e financeiras — como BMG e Alfa — criaram restrições. A Caixa concede “por enquanto”.

Para os servidores do estado, muitas instituições financeiras já suspenderam as ofertas de empréstimos. A justificativa, em todos os casos, foi a demora do repasse. Questionados se há previsão de retorno dos serviços, a resposta não foi nada otimista.

— Não têm data definida nem para (o governo) pagar os servidores, imagina se tem prazo para pagar o que devem aos bancos? — disse o responsável pelo segmento de crédito consignado de um dos bancos pesquisados.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febrabran) afirmou que não se posicionaria sobre os problemas sobre os repasses dos empréstimos pelos estados. Cada banco está negociando individualmente a cobrança dos valores devidos, e cabe aos governos regularizar a situação. Sobre o INSS, não respondeu. A Associação Brasileira dos Bancos (ABBC) alegou que não se posicionaria sobre o débito dos estados em função do andamento das negociações, e que as decisões sobre concessão ou não a aposentados por invalidez do INSS são exclusivas das instituições.

INSS
Caixa

A atendente informou que a instituição está concedendo crédito “por enquanto”.
BMG

Empresta apenas para aposentados por invalidez acima de 60 anos.
Alfa

A orientação é enviar a documentação referente à aposentadoria por invalidez para ver se concede ou não.
Cacique

Não faz mais empréstimos.
Mercantil do brasil

Não dá informações sem verificar dados do segurado.
Banco Original e Cifra

Não fazem mais operações com consignados para segurados do INSS.
BV Financeira e Itaú

Continuam concedendo empréstimos.
Bradesco

Concede empréstimos somente em alguns casos, como para aposentados da Aeronáutica e ex-combatentes da Marinha.

SERVIDORES
Ainda concedem

Banco do Brasil, PAN,

Bradesco, Olé Consignados, Itaú e Caixa Econômica Federal (menos para temporários e comissionados).
Não concedem

Daycoval, BMG, Alfa, BVA, Cacique, Cifra, Intermedium, Banco Original e Safra.

FONTE: EXTRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O Estado não tem poder algum sobre a palavra, as idéias e as convicções de qualquer cidadão dessa República e de profissionais dos meios de comunicação social." (Ministro Celso de Mello - Supremo Tribunal Federal) - Se identifiquem por gentileza, comentar não é crime!MUITO IMPORTANTE: O foco do movimento é a DIGNIDADE. E é para esse objetivo que o blog existe. Por isso, comentários que não compartilhem do mesmo objetivo poderão ser removidos. Não podemos publicar ofensas! Não insista! Defenda sua ideia ou crítica de forma respeitosa.