quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

PARABÉNS A TODOS OS GUARDA-VIDAS

Corpo de Bombeiros inicia a Operação Verão

O Corpo de Bombeiros iniciou nesta terça-feira (27/12) a Operação Verão 2017. Os 1,2 mil guarda-vidas destacados para a ação já estão a postos nas areias e no mar para atuarem na prevenção de afogamentos, socorrer banhistas com mal súbito, auxiliar as crianças perdidas, entre outros incidentes que podem ocorrer em dias de praia cheia.

A corporação está com um reforço de 50% do efetivo até março e conta ainda com 50 guarda-vidas em período de estágio e embarcações-resgate como motos aquáticas, lanchas, botes, aeronaves e drones para monitoramento e auxílio em salvamentos.

A distribuição de todo este aparato será de acordo com o número de visitantes de cada ponto da orla, especialmente da capital. A equipe da Operação Verão receberá uma gratificação de R$ 1 mil mensais.

– A principal ocorrência nesta época é afogamento. Se o mar estiver agitado, o risco aumenta exponencialmente. Ainda há as pessoas que sofrem de mal súbito, por causa do excesso de sol ou por falta de alimentação e hidratação; crianças que se perdem dos pais; e casos de traumas na coluna cervical por causa de mergulhos – explicou o comandante de Operações de Salvamentos Marítimos do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Pinheiro.

Guarda-vidas ficam até 12 horas alertas durante o verão

Quando há correnteza, aumenta o risco de afogamentos. Em dias assim, os guarda-vidas chegam a ficar até 12 horas alertas, à beira-mar, para chamar a atenção dos que mais se arriscam na água ou para entrar em ação a qualquer momento. O comandante de Operações de Salvamentos Marítimos do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Pinheiro, dá algumas sugestões de como a população pode evitar problemas em dias de praia lotada.

Para não se expor a riscos desnecessários, o ideal é que, ao chegar à praia, o banhista localize bandeiras de perigo de correnteza

Em caso de dúvidas, pergunte a um guarda-vidas o melhor trecho para o banho de mar

Para quem pretende mergulhar, o ideal é evitar consumir álcool

Água na linha da cintura já representa sinal de perigo, pois as condições do mar podem mudar rapidamente

Coloque pulseirinha nas crianças com nome e telefone. Cuidado redobrado com a correnteza lateral, porque a criança pode se deslocar ao longo da praia sem perceber

Para quem pretende ir às praias de trilhas após Grumari – Inferno, Funda, do Meio e do Perigoso – muita atenção, pois o patrulhamento será feito apenas por motos aquáticas

Leia a notícia no Diário Oficial.

1. OS VAGABUNDOS PASSAMFOME E VAO PRA PRAIA TRABALHAR TOMARA QUE O LADRAO DO PESAO DEIXEM ELES MORREREM DE FOME NA AREIA ASS: ANONIMO

2. OS VAGABUNDOS PASSAMFOME E VAO PRA PRAIA TRABALHAR TOMARA QUE O LADRAO DO PESAO DEIXEM ELES MORREREM DE FOME NA AREIA ASS: ANONIMO

3. R$1000? Estou sendo obrigado a tirar PROG COMPULSÓRIO há meses sem receber e agora vem isso aí. Será que realmente vão pagar esse dinheiro aos GVs? Ficar no 1/1 em sol praiano sem receber seria um esculacho igual ao que estão fazendo com as demais QBMP com esse raio de PROG COMPULSÓRIO.

4. Vai pagar nada. Não me pagaram até hoje o serviço do Réveillon do ano passado e muito menos o serviço do Carnaval. Tudo caô...

5. A DOBRA DA DOBRA. GVs IRÃO SANGRAR NA PASSAGEM DE ANO
    Mesmo com atrasos de salários e sem 13º algumas unidades do Grupamento Marítimo irão colocar seus bombeiros para dobrar, mesmo estando na escala 1x1, com mais de 12h de serviço escaldante.

Essa é a situação, por exemplo, dos GV's da Barra da Tijuca. Alguns irão trabalhar dias 30, 31 e 1 de janeiro, dobrando, por conta da saída de militares que foram escalados para o réveillon. Garantir uma festa proporcionada por uma Estado que não honra com as primíssias de uma unidade federativa, Sacrificando a parte mais fraca nessa história é a solução mais fácil e sempre adotada. Por isso, apelamos ao comandante deste 2º Gmar Ten Cel Lorite, que reveja tal decisão. Sacrificar o trabalhador e profissional três dias de feriado consecutivos é no mínimo sem razoabilidade.

Sabemos das dificuldades, mas o senhor poderia lançar mão de alguns oficiais (todos recebem o GVT) para cobrirem essa necessidade. No Gmar há muitos oficiais desejosos de apertar uma "valinha"; é sempre bom, valoriza o currículum e aprende um pouco mais da prática. Pense nisso comandante seus subordinados já são castigados demais por todo o sistema.

6. RAS compulsório, de acordo com resolução SEDEC espedida em cima da lei do RAS (não podemos esquecer que o decreto ainda está valendo e é lei assinada pelo governador e que nada a invalidou) já que não se pagam pelos plantões trabalhados pelos BMs a muito, enfatiza que a cada 12horas trabalhadas compulsóriamente o estado teria que pagar em forma de folga de 24horas para expediente ou prontidão, levando em consideração a escala de 24/72, se o BM trabalha 12horas tem de folgar 24horas já no próximo plantão que o BM tiraria em sua obm de origem, percam o medo e exijam os seus direitos é dever do Comando escalar para essas datas mais de contra partida é direito do BM a sua folga como estabelecido no decreto do RAS e na resolução da SEDEC nº 20 de 01 de Junho de 2012, que dispõem sobre a regulamentação do Regime Adicional de Serviço para BMs(RAS/BM) da respectiva Gratificação (GRAS/BM) e do Sistema de Compensação de Jornadas de BMs (SCJ/BM) instituídos pelo Decreto Estadual Nº 43.538, de 03 de Abril de 2012 e da outras providências, quando acontecer do serviço extraordinario entrem com requerimento exigindo o que é de direito, o que deixa o BM ter medo é pura e simplesmente a falta de informação, neste caso é direito por lei.

7. ESSES VAGABUNDOS EM VEZ DE FAZER GREVE VAO PRA PRAIA PUCHAR SACO DE TURISTAS. TEM QUE MORRER DE FOME ASS: Z.A.C SUB: TEN.BM