segunda-feira, 12 de junho de 2017

Estado completa seis meses de atraso sobre o 13º salário, e servidores cobram correção

O Estado do Rio completou, neste mês de junho, seis meses de atraso do 13º salário de 2016. São mais de 230 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas que não receberam o abono natalino. Mas o reajuste dos valores não está garantido. Por isso, a partir de agora, além de cobrar o que é devido pelo governo do Rio, funcionários de diversas categorias querem garantir, também, a correção monetária sobre o período de atraso. Segundo o servidor dos bombeiros, Adilson Bandeira, o Estado tem que seguir a lei.

— Está na Constituição do Estado a obrigação do empregador de pagar a correção monetária sobre o que for pago com atraso. Já temos seis meses de pendência. Quero que a Justiça garanta esse direito — disse o servidor.

Bandeira já repassou ao advogado Carlos Henrique Jund, da Federação das Associações e Sindicatos dos Servidores do Estado do Rio (Fasp), a missão de fazer cumprir o que está na constituição estadual.

— A ideia é pedir o pagamento imediato do que é devido com a incidência da correção sobre a inflação até o momento da quitação. Cada servidor vai apresentar a sua particularidade em ações individuais — avaliou Jund.

A inflação de janeiro a maio, segundo dados do IBGE, alcançou 1,42% no acumulado. Além da correção, outras cobranças poderão ser feitas na Justiça, segundo Jund.

— O servidor pode argumentar que o atraso o impediu de quitar uma dívida, de comprar um carro. Caberá ao juiz definir se incidirá a cobrança de juros sobre essa perda — ressaltou.

FONTE: EXTRA

1. E VOCÊS ACHAM QUE ELE VAI PAGAR? NÓS SOMOS UNS COVARDES, EU FALO NOS INCLUE O POVO. TEMOS UM PRESIDENTE LADRÃO FOI FLAGADO EM CONVERSAS DE CORRUPÇÃO. UM SENADOR NARIZ DE ASPIRADOR DE PÓ DA MARCA AÉCIO. PRESIDENTE DA CAMARA QUE É CARIOCA, DEVE TAMBEM O DO SENADO TAMBEM. E NÃO FAZEMOS NADA. ESSE DINHEIRO QUE TALVEZ VENHARA DA UNIÃO NÃO CHEGARA INTEIRO, DE BRASILIA AO RIO É LONGE E TEM MUITO PEDÁGIO. FICAR NA ALERJ LEVANDO TIRO NÃO É O CERTO, E NÃO RESOLVE. VAMOS PARA FRENTE DO COMANDO DO EXÉRCITO. SE EM CADA CIDADE E
    CADA MUNICIPIO DO PAÍS QUE TENHA TIRO DE GUERRA TEMOS QUE PEDIR APOIO AS FORÇAS ARMADAS, ELES TERÃO QUE NOS AJUDAR. O ESTADO ESTA PASSANDO POR CIMA DA MURALHA E MATANDO A NAÇÃO.

2. os senadores e deputados corruptos, terão que saltar de paraquedas no gramado do planalto. porque estão sendo esculachados pelo povo. quando chegam no aeroporto. bem bolado vamos fazer em cada aeroporto, os honestos podem podem desembarcar tranquilho......
    juntos somos fortes""""""""""