quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Pezão decide retomar programa de horas extras para garantir segurança no carnaval

Até 2 mil policiais deverão ir às ruas com o Regime Adicional de Serviço (RAS)

O governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, decidiu retomar o programa que pagava hora extra para policiais militares e civis atuarem fora de sua jornada de serviço. O Regime Adicional de Serviço (RAS) deve ser retomado já nesta sexta-feira para colocar entre 1,5 e 2 mil policiais a mais por dia nas ruas durante o carnaval, devendo prosseguir depois dele. A decisão foi tomada após reunião com o secretário de Segurança, Roberto Sá.

Para o programa ser retomado, serão pagos R$13,8 milhões de passivo do RAF e outros R$ 76,9 milhões de passivo relativo ao sistema de metas da polícia. O custo será entre R$8 e R$9 milhões a mais, por mês. A expectativa é de que até sexta-feira os policiais se inscrevam para voltar a atuar no sistema de horas extras. O programa, que prevê o pagamento de adicional de quem atuar em dias de folga, está suspenso desde 2016, diante da crise estadual e da falta de pagamento.

A decisão acontece uma semana após a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros descartarem a possibilidade de estabelecerem, de forma compulsória, o RAS no período de carnaval. Os homens das policias Civil e Militar cobram meses de RAS atrasados, além do pagamento do PROEIS e de metas alcançadas. As dívidas dizem respeito a 2016.

A PM confirmou, porém, que os policias com férias agendadas terão o direito interrompido durante a folia. Ficou estabelecido que os servidores com férias em fevereiro terão de retornar aos trabalhos na semana anterior à folia. As férias serão retomadas após o carnaval. No caso do Corpo de Bombeiros, a corporação informou que “trabalha em esquema de operação especial para o carnaval, com reforço de miliares e viaturas”. A Polícia Civil não se manifestou quanto à possibilidade de convocação de RAS obrigatório.

SEGURANÇA NO CARNAVAL AINDA NÃO FOI DIVULGADA

O estado e o município ainda não divulgaram o esquema de segurança para o carnaval de rua — uma festa que não para de crescer e que, a cada ano, adianta seu calendário. Guarda Municipal, Polícia Militar e Secretaria estadual de Segurança (Seseg) afirmam que estão fazendo ajustes antes de anunciarem o esquema deste ano. Nas ruas, enquanto isso, multiplicam-se relatos sobre furtos de celulares e carteiras em desfiles e ensaios. Já apareceu até brincadeira na internet com o hit “Todo dia”, sucesso de Pabllo Vittar e Rico Dalasan no ano passado. “Eu não espero o carnaval chegar pra ser furtado, sou todo dia, sou todo dia”, diz a paródia da música.

O esquema de seguranças particulares anunciado para o carnaval de rua pela Riotur já saiu do papel. Os agentes têm trabalhado desarmados nas proximidades dos locais de desfiles. A função deles limita-se à orientação dos foliões, que, eventualmente, podem ser revistados. Usando coletes fosforescentes, eles atuam como uma espécie de stewards, como são conhecidos os seguranças particulares que trabalham nos estádios da Copa do Mundo.

Fonte:  Extra

Nenhum comentário: