terça-feira, 7 de agosto de 2018

Estudante francês que estava perdido em parque na Serra é localizado

O francês Marc Meslin: ele desapareceu na Serra dos Órgãos

O estudante francês Marc Meslin, de 22 aos, foi localizado na tarde desta terça-feira, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A informação, passada por voluntários que ajudavam nas buscas desde sexta-feira - quando ele desapareceu ao fazer uma trilha, foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. O rapaz está bem, segundo os socorristas.

Nesta terça-feira, bombeiros do quartel de Magé levaram cães farejadores para ajudarem nas buscas. Se Marc não fosse encontrado nesta terça, as equipes usariam drones para tentar localiza-lo nesta quarta-feira.

Cerca de 40 bombeiros e 20 voluntários participavam das buscas em Petrópolis, Teresópolis e também no abrigo do Açu. A Travessia Teresópolis-Petrópolis já tinha sido percorrida nos dois sentidos, desde sexta-feira, quando começou a procura pelo estudante. Marc fez o registro de entrada no parque na quarta-feira pela manhã e, na sexta, pediu ajuda aos bombeiros, informando que estava perdido. Na segunda-feira à noite, as buscas foram suspensas até a manhã desta terça.

Durante a madrugada, segundo voluntários da Federação de Montanhismo do estado,a temperatura girava em torno de zero grau na trilha, e havia risco de o jovem sofrer hipotermia, caso não estivesse aquecido ou abrigado. Nesta terça-feira, a temperatura mínima no parque podia chegar a 10 graus.

Certos de que Marc não estava mais na trilha principal - que geralmente é percorrida em três dias, por pessoas experientes nesse tipo de travessia -, os profissionais passaram a vasculham as laterais da mata.

Marc estava no Rio há cerca de um mês, para fazer estágio em uma clínica veterinária, no Grajaú. Por meio de um site especializado em hospedagem, ele alugou um quarto na casa da professora de Libras Suzana Souza, em Vila Isabel. Como seu contrato já havia sido encerrado, queria aproveitar para conhecer outros locais do estado e do país, como Brasília e Minas Gerais.

— Ele é educado, mas também muito fechado. Ele ia embora em breve, disse que queria conhecer melhor o país. Ele esteve no Brasil no ano passado, contou que fez trilhas com amigos, mas não sei para onde foram — contou Suzana, acrescentando que Marc chegou a pensar na possibilidade de ir a pé a Petrópolis — Falei que seria uma maluquice, por ser muito longe, perigoso, atravessaria estradas. Ele desistiu.

Suzana disse fez contato com um irmão de Marc pelo Facebook e que, por enquanto, os parentes ainda não vieram para o Brasil.

Em nota, o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro havia nformado que estava em contato permanente com as autoridades que coordenam as buscas: "Agradecemos a todos os serviços que participam desta operação e esperamos que o estudante seja resgatado o quanto antes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário