segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Mulheres de policiais e bombeiros acampam em Roraima por salários

Último salário recebido por servidores foi o do mês de agosto. Governo informou que até o dia 9 desse mês paga o salário de setembro; já o de outubro será efetuado conforme a arrecadação do estado.

Mulheres de policiais militares, civis e bombeiros estão acampadas em frente à sede a PM em Rorainópolis, no Sul de Roraima, para cobrar os salários dos maridos, em atraso desde setembro. O protesto começou na tarde desse sábado (2) e segue neste domingo (3).
O ato é semelhante ao que ocorre em frente à sede do governo em Boa Vista, onde, além das esposas, agentes socioeducativos exigem receber.
"A situação está insustentável. Na minha casa, meu esposo é responsável pelo sustento da família. Estasmo vivendo com ajuda de parentes, mas eles também tem seus filhos, suas contas. Montamos barracas ontem às 16h30 e só sairemos quando o pagamento de nossos esposos estiver sido efetuado", disse uma das mulheres que participa do movimento em Rorainópolis.
Muitas das mulheres levaram os filhos crianças para a manifestação. "Não temos com quem deixá-los", disse uma delas.
Em nota, o governo informou que o banco está cumprindo a decisão judicial de pagar primeiro os poderes. "Até o dia 9 de novembro, a folha de pagamento referente ao salário de setembro do restante do funcionalismo público será paga".

Pela manhã, após fazeram uma passeata pela cidade para sensibilizar a população, elas começaram a receber doação de alimentos. Cerca de 30 mulheres participam do protesto.

O salário reivindicado é o de setembro, que deveria ter sido pago, no máximo, dia 10 de outubro. Agora, com a chegada do mês de novembro, eles consideram que o salário de outubro também está em atraso, somando, dessa forma, dois meses.
Ainda em nota, o estado informou que "na medida em que a arrecadação de impostos for contabilizada nas contas do governo, será iniciado pagamento de salário de servidores referente ao mês de outubro".

Salários atrasados

O governo não pagou o salário do mês de setembro a inúmeros servidores, entre eles os da Polícia Civil, policiais militares e civis. O pagamento deveria ter saído dia 10 de outubro.
No último dia 24, o governo pagou 14 secretarias. Mas, segundo familiares, apenas os postos de soldado, cabos e 3º sargento da PM e dos Bombeiros receberam salários.
Diante disso, Delegacia Geral da Polícia Civil, após reunião com o conselho superior da instituição, decidiu concentrar todos os serviços no 5º Distrito Policial, única delegacia que está funcinando para registros de boletins de ocorrência, flagrantes e outras demandas relacionadas à Civil.
Servidores das demais delegacias da cidade têm se revezado em plantões no 5º DP. Além, disso, foi montado um acampamento improvisado ao lado da delegacia e de lá os agentes cobram diariamente seus salários

Sem dinheiro nos cofres público, a crise financeira do estado tem impactado nos orçamentos dos poderes legislativo e judiciário, e também no sistema prisional. Nessa sexta (2) a empresa Qualigourmet voltou a suspender o fornecimento de comida a seis unidades prisionais de Boa Vista.
Fonte/; G1

Nenhum comentário: