terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Aval dos bombeiros para abrir empresas pode acabar

Novo governo estuda simplificar procedimentos e aceitar autodeclaração a fim de reduzir burocracia

Wilson Witzel defendeu nesta segunda-feira, durante um evento com empresários, que estabelecimentos comerciais possam abrir as portas sem o aval do Corpo de Bombeiros.

— Tenho uma proposta ousada de que a empresa se autodeclare (apta a funcionar), de forma que o estado possa depois simplesmente conferir. Estava conversando com o Roberto Robadey (secretário estadual de Defesa Civil que será mantido por Witzel no cargo), e ele me disse que, no Corpo de Bombeiros, nós já vamos fazer isso. O técnico contratado pelo dono do negócio declara que o local é seguro. E isso, para os bombeiros, já é suficiente. O bombeiro só vai lá conferir quando tiver disponibilidade — disse.
Questionado se o novo procedimento poderá aumentar a incidência de incêndios, Witzel, por meio de sua assessoria, respondeu que o estudo em análise é uma ampliação de um processo já adotado pelos bombeiros. “No modelo tradicional de regularização, os estabelecimentos passam por uma vistoria prévia da corporação. No sistema simplificado, os imóveis comerciais de baixo risco não precisam passar pela fiscalização anterior ao funcionamento”, informou.

FONTE: O GLOBO